Controle de despesas: 5 dicas para a sua empresa

Postado em 28 de setembro de 2021

Finanças e vendas

Tempo de leitura: 3 minutos

Administrar um pequeno negócio requer atenção e zelo constante, principalmente com a questão financeira. Por isso, o controle de despesas é essencial para a manutenção e sobrevivência da empresa.

No artigo de hoje você vai conferir 5 dicas de como gerir melhor os gastos do seu estabelecimento. Confira!

1. Seja organizado e siga à risca o controle de despesas

Tenha em mente que uma gestão financeira de sucesso se baseia na organização e controle das contas do negócio.

Sendo assim, mantenha os documentos e obrigações fiscais em dia, visando uma prestação de contas favorável, bem como a prevenção de fraudes, prejuízos ou problemas com o Fisco.

2. Acompanhe as despesas de perto

Um bom empreendedor sabe exatamente o destino do seu dinheiro. 

Um pequeno empreendimento pode ser mais fácil de administrar com relação aos impostos, porém o cuidado deve ser redobrado, já que uma grande perda financeira pode decretar o fim da empresa.

Portanto, saiba exatamente quais os principais gastos do seu negócio, quais as movimentações financeiras frequentes.

Igualmente, esteja atento ao fluxo de caixa, verificando as entradas e saídas de dinheiro. 

Por fim, cuide para que o dinheiro da empresa e o seu dinheiro sejam separados, visando que as contas se misturam, causando problemas maiores.

3. Esteja atento à legislação

As exigências fiscais de uma empresa variam conforme seu porte, regime tributário, número de funcionários etc.

Então, preste atenção nos prazo e vencimento dos impostos e procure pagá-los em dia, prevenindo multas e juros altos.

Caso ache necessário, a consulta com um contador pode ser útil para esclarecer gastos demasiados com tributos. Em alguns casos, essas dívidas podem ser reduzidas, o que ajuda bastante no controle de despesas.

4. Tenha um planejamento estratégico

O planejamento estratégico e o controle de despesas andam juntos, já que a lucratividade do empreendimento e os objetivos financeiros fazem parte desse documento.

Afinal, um bom planejamento estratégico explica onde a empresa está, aonde pretende chegar e o que deve ser feito para alcançar essa perspectiva.

Logo, para que metas sejam alcançadas, é preciso pensar formas de como o processo de trabalho pode correr bem, o que justifica controlar as despesas com eficiência, já que isso possibilita um curso normal das atividades.

Assim, os objetivos financeiros do negócio serão como um ponto de chegada em que os colaboradores enxergam uma situação favorável, ou seja, um quadro de estabilidade e crescimento da empresa. Para tanto, isso depende do cumprimento das ações estabelecidas para um determinado período.

5. Trabalhe com previsões financeiras

Independente do tamanho da organização, se você quer ter uma gestão de recursos equilibrada, precisa calcular os gastos a curto, médio e longo prazo, pois só assim tem como evitar que o negócio viva apagando incêndios.

Ou seja, previne que aqueles problemas temporários diminuam a reserva financeira do estabelecimento. 

Afinal, se todo mês tiver 1 ou 2 desses incêndios, no final do semestre essa situação pode prejudicar o desenvolvimento do negócio, atrapalhando por exemplo, a venda de um novo produto ou o investimento de novos serviços.

Conclusão

Hoje você confere 5 dicas a respeito do controle de despesas da sua empresa. 

Além dessas dicas, outra excelente opção para incrementar as contas da sua empresa se trata do uso de ferramentas de gestão, como um sistema de gestão financeira, por exemplo.

No caso do software da BITIS, você terá acesso às informações do estoque, vendas e financeiro, tudo de forma centralizada, facilitando a tomada de decisão e utilização dos recursos. Clique e conheça o  Software de gestão financeira BITIS!

Gostou do conteúdo? Então, cadastre seu e-mail no rodapé da página e receba em primeira mão todos os nossos artigos!

voltar

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin