9 Etapas para fazer a propaganda para mercearia e mini mercados

Postado em 05 de abril de 2022

Finanças e vendas

O seu mini mercado ou mercearia, tem hoje à disposição, algumas maneiras de fazer propaganda do negócio, sem precisar investir uma fortuna.

Logo a seguir, nós vamos indicar algumas ações bem simples e acessíveis para a divulgação do seu negócio. Confira!

  1. Priorize um bom atendimento

Em primeiro lugar, tenha em mente que, sem um bom atendimento, não importa o quanto você invista em propaganda, os clientes não irão voltar. Muito mais do que a preocupação com as aparências, os clientes gostam de ser atendidos considerando a sua importância, sentindo-se importantes, beneficiados, não lesados.

  1. Posicione bem seus produtos

Agrade o cliente que está passando na porta da loja com produtos que chamem a atenção. Alimentos frescos e bonitos são sempre uma ótima opção. Na parte interna, posicione os produtos de acordo com o cliente, por exemplo, produtos para crianças e idosos nas prateleiras mais baixas.

É comum que as mercearias e mercadinhos coloquem também os seus melhores produtos nas prateleiras mais próximas da entrada. No entanto, saiba que o consumidor costuma prestar mais atenção ao final dos corredores. Empilhe produtos mais vendidos ou que estão com estoque em alta nesses locais.

  1. Distribua itens promocionais úteis

Ímãs de geladeira são os itens promocionais que mais são utilizados. Afinal, qual é o estabelecimento comercial que não quer estar com seu telefone na geladeira do consumidor, não é verdade? Mas para isso, o consumidor tem que, primeiro, decidir colocá-lo. 

Então, que tal criar itens promocionais que o cliente queira utilizar, como por exemplo, um mini calendário ou bloco de anotações? Seja para utilizar na bolsa, na mesa ou na geladeira, será muito mais provável que o cliente os queira guardar, do que um item de propaganda sem outra utilidade.

  1. Divulgue em prédios e condomínios ao redor

Converse com os responsáveis por grandes conjuntos de apartamentos que estejam mais próximos do seu mini mercado ou mercearia, sobre a possibilidade de inserir o seu material promocional nas caixas de correio. Nesse caso, além dos itens úteis, panfletos com promoções também são válidos.

  1. Faça um cadastro de clientes

Sua propaganda será mais útil e duradoura se os clientes fornecerem dados para contato. Procure incentivar esses clientes a se cadastrarem, seja ofertando algum brinde ou um desconto especial. Dessa forma, você conseguirá alcança-los posteriormente, por e-mail ou whatsapp, como falaremos a seguir.

  1. Utilize o Whatsapp Business

Segundo pesquisa da FGV e do Sebrae, 70% dos pequenos negócios já utilizavam serviços de mensagem em 2021. E não é para menos, já que hoje em dia as pessoas preferem resolver tudo através deles.

O Whatsapp Business oferece funcionalidades como a criação de catálogo com produtos da loja, respostas rápidas, informações sobre o negócio, como horários, endereço e até mesmo um tour virtual pela loja, entre outros recursos. As pessoas cadastradas podem receber informações de promoções diárias e até mesmo acompanhar o status de entrega do seu pedido.

Outro recurso que pode ser útil é o Instagram Business, que também é bastante utilizado pelos pequenos negócios, mas não tente dominar os dois recursos de uma só vez.

  1. Utilize o Marketing Social

Nas redes sociais, o marketing social é muito bem aceito e ajuda a criar um vínculo emocional com o seu público. Trata-se de estar informado a respeito de causas sociais e promover informações a respeito delas. Esse tipo de publicação gera um maior engajamento dos seguidores e uma melhor imagem do seu negócio.

Além disso, falar sobre acontecimentos recentes, fatos curiosos ou engraçados, lembrar feriados e datas importantes, também são boas formas de gerar uma maior proximidade com os seus clientes.

  1. Crie uma conta no Google Meu Negócio

Já experimentou digitar “minimercado” no Google? Ele vai retornar as opções de minimercado mais próximas de sua localização, inclusive no Google Maps. No Google Meu Negócio você insere todas as informações do seu minimercado ou mercearia, incluindo fotos, redes sociais e avaliações de clientes.

O volume de clientes próximos que podem encontrar a sua loja dessa forma pode realmente te surpreender.

  1. Pense em terceirizar o marketing 

Um dos maiores erros dos pequenos negócios ao lidarem com a propaganda é negligenciar a necessidade de atenção e cuidado nessa prática. É comum vermos o caixa ou um outro funcionário dividindo as tarefas do dia a dia da loja com as atividades de marketing. Isso pode acabar gerando prejuízos para a loja e insatisfação nos clientes.

Hoje em dia, os custos de administração do marketing digital podem ser realmente pequenos e atraentes, então, considere contratar um profissional autônomo ou uma agência, para ter uma divulgação profissional sem comprometer as operações da loja.

Conclusão

Coloque em prática essas ações de propaganda e veja a clientela da sua mercearia ou minimercado crescer e se tornar mais assídua, gerando um maior volume de vendas.

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