Alinhe gestão e marketing digital para o crescimento de seu negócio

Postado em 31 de maio de 2022

Finanças e vendas

Quando uma empresa conta com a gestão e marketing digital alinhados, pode ser que ela desfrute de uma forte demanda pelos produtos e serviços oferecidos ao mercado consumidor, expandindo para filiais e aumentando a receita para um recorde histórico.

Isso significa que sua empresa alcançou um marco de crescimento. Contudo, agora, você também pode focar em fazer essa trajetória de sucesso ascendente perdurar pelo máximo de tempo possível. 

Para que possa acontecer de maneira correta, tanto gestão e marketing digital devem trabalhar juntos e, com isso, atrair e conquistar novos clientes de forma consistente. 

À medida que sua empresa aumenta seus lucros e a receita, de uma maneira geral, você também deve dimensionar toda estratégia voltada para a gestão empresarial e a aplicabilidade do marketing digital. 

Aplicação de gestão e marketing digital alinhados

A gestão administrativa, aliada à sua estratégia de negócios, é a força que impulsiona a visão e a missão de sua empresa. 

Invariavelmente, tudo isso representa uma descrição clara e concisa das finalidades comerciais e como você, como empreendedor, planeja atingir seus objetivos, processos de melhoria e dados estabelecidos.

Para alinhar essas estratégias com seu plano de marketing, você deve garantir que esses dois elementos, tão importantes em um mundo competitivo, sejam compatíveis, complementares e coesos. 

O objetivo final de uma estratégia de negócios é atingir as metas de uma empresa a curto e longo prazo. 

Para atingir esses objetivos, é preciso reforçar a ideia de que gestão e marketing digital podem se ajustar e complementar em suas estratégias de negócios. 

A implementação do marketing digital nos negócios

O marketing digital pode ser aplicado em dois modelos de negócios, entre os mais evidentes, sendo B2B (Business To Business) e B2C (Business To Consumer), permitindo lidar com diversos requisitos, como:

  • Alocação de orçamento;
  • Comunicação com o público-alvo;
  • Exploração de canais online;
  • Ferramentas de automação.

Uma estratégia de marketing digital, então, organiza todos esses requisitos para ajudá-lo a alcançar seu objetivo final: mais receita e lucro. 

Pense nisso como um plano de jogo que direciona seu foco para determinados alvos e prioridades, recursos e ações, geralmente a longo prazo. 

Após atingir os objetivos anteriores, é lógico no mundo dos negócios apontar para o crescimento e alcance do próximo patamar. É aí que entra o dimensionamento de sua estratégia que une gestão e marketing digital. 

Serve para garantir que você possa lidar e aproveitar os requisitos à medida que trabalha para obter resultados maiores. 

Use a estratégia de negócios no plano de marketing

Empregue as metas que você delineou em sua estratégia de negócios e na gestão administrativa, de uma maneira geral, para criar objetivos específicos em cada seção do seu plano de marketing digital. 

Por exemplo, se o objetivo da sua estratégia de negócio de transporte de carga seca for expandir para novos mercados, há uma necessidade primordial quanto à aplicação de uma pesquisa para conhecer o que há além das fronteiras de atuação.

Isso fornecerá as informações necessárias para determinar quais novas áreas são mais apropriadas para seus produtos e serviços. 

Os resultados também ajudarão você a determinar seu público-alvo, e até mesmo segmentar por nichos específicos. 

Pesquise por mudanças no setor e aja de acordo

Identifique mudanças importantes que estão acontecendo no setor em que a empresa atua, especialmente aquelas que podem afetar as estratégias de negócios e toda a gestão corporativa colocada em prática. 

Aplique exemplos específicos dessas tendências para apoiar ideias em cada seção do seu plano de marketing digital, ilustrando como elas podem afetar o planejamento futuro em relação a:

  • Crescimento de vendas;
  • Desenvolvimento de produto;
  • Expansão de mercado;
  • Iniciativas da marca.

Essas mudanças podem incluir avanços tecnológicos que demandam serviços especializados de empresas de infraestrutura de TI, divergências econômicas no mercado interno e externo, entre outros eventos que afetam a forma como as empresas operam atualmente. 

Defina objetivos claros e evidentes

Crie um caminho crítico, que inclua um cronograma detalhado indicando quando cada objetivo deve ser concluído e por quem será alcançado. 

Isso pode ser tratado a partir da própria expansão para novos mercados, sendo apenas um objetivo dentro do plano de gestão corporativa, sendo colocado em prática. 

Assim, é preciso indicar quais os locais que você, como empreendedor e responsável pela trajetória da empresa, pretende focar primeiro, e dê um prazo para expansão adicional, como abrir três novos locais de atendimento dentro de um ano. 

Imagine, por exemplo, que é necessário realizar a instalação de pontos de ancoragem dentro do processo de logística e, por isso, é importante estabelecer, de maneira clara, quem são os responsáveis pela conclusão de cada tarefa, juntamente com o prazo para conclusão. 

Tudo isso deve ser divulgado a quem, de fato, tem interesse em participar da expansão dos negócios, alinhando gestão e marketing digital para fornecedores e clientes, na medida em que não atrapalhe os planos de negócios. 

Compartilhe a missão e a visão com a sua equipe

A ideia é a principal ferramenta de um empreendedor, mas nem tudo é possível fazer sozinho. 

Sua equipe de marketing digital precisa entender claramente a visão e a missão da sua empresa para, enfim, criar campanhas publicitárias que a apoiem. Além disso, isso deve ser devidamente divulgado para as demais equipes.

Nesse sentido, se o desejo de uma construtoras em São Paulo capital é expandir os negócios para cidades na região metropolitana, ou ir além, disponibilizando projetos imobiliários em cidades diversas, a empresa só alcançará esse resultado se a equipe de marketing divulgar tais empreendimentos e se as equipes souberem desse objetivo, atuando rumo a esse propósito.

Quando se mantém toda a equipe em uma mesma sintonia, garante-se que todos estejam trabalhando para os mesmos objetivos. 

Ou seja, maior abrangência territorial dos negócios e fortalecimento da presença no ambiente online por causa do marketing digital.

Valor da empresa alinhado ao esforço do marketing

Construir uma cultura em torno dos valores da empresa garante que todos os associados vivam de acordo com eles diariamente. 

Atender a esses padrões garante que tudo o que você faz, como investir e comprar câmara fria para proteger os produtos comercializados, estejam ligados a decisões de gerenciamento, vendas, marketing e até mesmo a contratação, e tudo isso reflete nas metas e objetivos da empresa.

Empregar métricas para acompanhar a escalada

Os principais KPIs (Key Performance Indicator), ou seja, os indicadores-chave de desempenho, são medidas quantificáveis de quão bem sua estratégia está sendo implementada em todas as áreas do empreendimento. 

Os KPIs apresentados por profissionais com MBA consultoria empresarial, por exemplo, geralmente são aplicados por líderes em todos os departamentos e têm como função alinhar cada um deles à sua estratégia de negócio, o que garante a responsabilidade dos profissionais em toda a empresa. 

Use dados para monitorar seu progresso

O alinhamento entre negócios e TI (Tecnologia da Informação) é outro importante aspecto.

Isso porque, para o devido desenvolvimento da empresa, a coleta e análise de dados é crucial.

Essas informações devem ser usadas por todos os departamentos para aplicar melhorias, como a criação de um software. 

Para se ter uma ideia, até mesmo em uma linha de produção industrial eles são necessários, a partir de ensaios mecânicos de equipamentos, por exemplo, para avaliar a necessidade de novas máquinas ou mesmo a taxa de manutenção aplicada.

Esses dados também podem ser usados para monitorar o progresso em direção às metas descritas no plano de negócios, além de otimizar a tomada de decisão e aplicação/controle de tecnologias.

Permitir que as equipes de marketing digital, vendas, desenvolvimento de produtos e outras equipes tenham acesso a essas informações permitirá que todos os envolvidos permaneçam no caminho certo e, mais uma vez, em uma mesma sintonia. 

Identifique e priorize os objetivos de negócios

Os objetivos de negócios são ações específicas que precisam ser concluídas para atingir as metas da empresa. 

Esses objetivos são importantes porque garantem que seu plano de marketing digital priorize as ações e os resultados corretos. 

Também é uma boa ideia definir metas para todos os principais indicadores de desempenho e atribuí-los a cada objetivo de negócios, para que você possa monitorar e acompanhar o progresso regularmente. 

Aproveite os processos habilitados pela tecnologia

A tecnologia desempenha um papel importante no alinhamento da gestão e marketing digital, principalmente quanto à condução do sucesso dos negócios que se mostram dinâmicos e altivos regularmente. 

Acompanhar as tecnologias para a impressão de livros sob demanda SP, por exemplo, ajuda as empresas a permanecerem competitivas, rápidas, eficientes e inovadoras. 

Todas essas qualidades são necessárias para atingir os objetivos de qualquer organização produtiva. 

Ao utilizar novas tecnologias, como soluções de cloud computing (computação em nuvem) e software de CRM (Customer Relationship Management) para a gestão de relacionamento com o cliente, você pode modernizar as operações comerciais e permanecer competitivo.

Isso porque os processos serão mais dinâmicos e terão um melhor acompanhamento da gestão. Mais ainda, o contato com os clientes serão mais efetivos e as estratégias de marketing mais direcionadas. 

Afinal, com a tecnologia, o registro das interações e interesses será mais facilitado, criando um banco de dados para melhorar as campanhas.

Conclusão

Negligenciar uma dessas áreas de gestão pode fazer com que seu plano de marketing digital se desalinhe das suas estratégias de negócios, comprometendo os resultados obtidos.

Além disso, para otimizar o desenvolvimento, é importante que você avalie constantemente seus objetivos e ajuste, caso necessário, os planos de ação para manter uma vantagem competitiva segura.

Ao se concentrar nas informações e dicas acima, é possível garantir que o plano de gestão e marketing digital estejam alinhados em todos os processo e etapas, seguindo sempre no caminho do sucesso. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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