Como aumentar as vendas no varejo? Veja 5 dicas!

Postado em 28 de agosto de 2020

Finanças e vendas

Tempo de leitura: 3 minutos

Saber como aumentar as vendas no varejo é um dos principais objetivos dos empreendedores, independentemente do porte do negócio ou ramo de atuação. 

Mas como encontrar mecanismos criativos e com baixo custo para melhorar o desempenho do seu negócio? Será possível vender mais, mesmo em tempos de crise? De que forma atrair o interesse do público para o seu produto ou serviço?

Neste post, selecionamos cinco dicas essenciais que vão ajudar você a entender como aumentar as vendas no seu varejo. São dicas simples, que podem ser adotadas por qualquer pequeno negócio. Continue a leitura e descubra!

1. Conheça o seu público

Antes de pensar em uma estratégia específica para aumentar as vendas é essencial conhecer o seu público. Saiba o que o consumidor está procurando, quais são suas necessidades e de que forma o seu negócio pode ajudar.

A partir do momento em que você conhece melhor o seu consumidor, fica muito mais fácil estabelecer quais serão as estratégias de vendas adotadas e de que maneira você se posicionará, inclusive no que diz respeito à concorrência.

2. Invista no relacionamento

A partir do momento em que você conhece o seu público, já está preparado para colocar em prática a segunda dica: investir no relacionamento. Mas o que isso significa?

Basicamente, significa atender bem, ter uma equipe educada, proativa e informada a respeito dos produtos ou serviços que estão sendo fornecidos ao mercado consumidor.

Além disso, é importante que os vendedores saibam atender os clientes de forma personalizada, compreendendo as necessidades específicas de cada consumidor e se mostrando disponíveis para oferecer a melhor solução, de acordo com aquilo que ele precisa.

Ao estreitar o relacionamento, o cliente não vai esquecer da sua marca. Por isso, mantenha sempre contato, enviando informações e interagindo. Hoje, as redes sociais são uma ótima ferramenta no relacionamento entre marcas e consumidores.

Crie um manual de boas práticas

Uma boa dica e que funciona bem em qualquer negócio do varejo é criar um pequeno manual de boas práticas. Nele, o empresário pode definir o comportando esperado da equipe em diferentes situações, como a forma com que os profissionais de vendas devem atender os clientes; os procedimentos a serem adotados em ligações telefônicas; como reagir diante de reclamações etc.

3. Mostre o valor do seu produto ou serviço

Se você trabalha com um produto não essencial será necessário mostrar ao consumidor o valor da sua oferta. Isso significa que você deve mostrar ao cliente o problema que ele tem e evidenciar como essa dor pode ser suprida pelo produto que você está oferecendo.

Para conseguir mostrar o valor do seu produto é essencial investir em ações de marketing, ter uma boa capacidade de investigação, criar confiança com o cliente e, principalmente, focar nas necessidades e particularidades do seu consumidor.

4. Invista no treinamento dos seus colaboradores

Como já mencionamos, o treinamento dos seus colaboradores faz toda a diferença no relacionamento com os clientes, já que são eles os responsáveis por manter contato diário e direto com os consumidores. 

Dessa forma, prepare-se para criar estratégias e investir no aperfeiçoamento contínuo da sua equipe.

5. Invista em tecnologia

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e das empresas — e no varejo isso não é diferente. Por isso, além do uso de redes sociais como ferramenta de marketing, você também deve pensar em soluções voltadas para a organização e planejamento do seu negócio.

Sistemas de gestão comercial que auxiliam na gestão administrativa, fiscal e financeira são o “pulo do gato” para melhorar o controle do seu negócio e, ainda, favorecer o crescimento.

Com o uso da tecnologia o empresário consegue automatizar tarefas operacionais, obtendo informações claras acerca das finanças, do estoque e das vendas. Além disso, poderá se favorecer das soluções voltadas para o controle de notas fiscais; emissão de boletos; envio automático de informações do negócio ao contador; controle de vendas e controle de estoque.

Hoje, a transformação digital já integra a rotina das empresas. Por isso, para se manter ativo e conseguir se destacar da concorrência, é essencial estar bem organizado e ter um controle eficaz das informações da sua empresa.

Sem dúvida, a organização do seu varejo e o investimento em um sistema de gestão comercial, somados às demais dicas mencionadas ao longo deste artigo, farão toda a diferença no crescimento do seu negócio, mesmo em um ambiente de crise e incertezas. Por isso, coloque as nossas dicas em prática e comece a crescer!

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