Como aumentar as vendas pelo Instagram? Veja 8 dicas de ouro

Postado em 30 de março de 2021

Finanças e vendas, Inovação e tecnologia

Tempo de leitura: 3 minutos

Com a popularidade das redes sociais, o comportamento do consumidor vêm se transformando. Por isso, é importante e necessário implementá-las nas estratégias e ações de pequenas empresas, utilizando ferramentas que auxiliam no aumento das suas vendas, como por exemplo o Instagram, uma das redes sociais mais usadas no mundo inteiro.

É comum ter dúvidas de como atrair e engajar possíveis clientes. O Instagram é uma ótima ferramenta para diversos empreendedores que desejam impulsionar seus negócios.

De acordo com um levantamento feito pelo Centro Regional de Estudos do Brasil em 2020, 78% das empresas brasileiras estavam presentes em, pelo menos, uma mídia social e acreditam que as mídias digitais podem influenciar parcerias e acarretar um aumento de vendas. Além disso, 57% delas estão conectadas, apenas e exclusivamente, para realizar vendas onlines.

Assim, o objetivo deste post é falar sobre todo o poder de vendas dessa rede social. Continue a leitura e veja as 8 dicas que separamos para você alavancar os resultados da sua empresa com a ajuda do Instagram!

Vendas no Instagram: porque sua empresa precisa estar dentro

No ano de 2010 nascia o Instagram. De acordo com o relatório da We Are Social e da Hootsuite, ele é a quarta rede social mais usada no Brasil, com 95 milhões de usuários em 2020.

Com o passar dos anos ele foi aprimorado, e hoje é utilizado, também, por empresas na divulgação de produtos e serviços. O Instagram for Business ou, em uma tradução direta, Instagram para negócios, permite que as organizações tenham um perfil comercial e façam anúncios, no intuito de promover as vendas e aumentar os seus resultados.

Diversas estratégias são usadas como meio de atrair e engajar potenciais clientes. Com um bom marketing, as empresas conseguem melhorar sua imagem e fortalecer sua marca por meio do Instagram, pois o seu dinamismo tem um potencial de visibilidade bastante significativo.

8 dicas incríveis para impulsionar suas vendas pelo Instagram

1. Tenha um perfil de negócios

A primeira dica é que você tenha um perfil de negócios, ou seja, uma conta business desassociada do seu pessoal. Se você deseja transmitir seriedade e profissionalismo, chamando a atenção de potenciais clientes, comece já apresentando a sua marca.

2. Faça integração com a loja virtual

Caso já exista uma loja online em que seus produtos são vendidos, é possível integrá-la ao Instagram e aumentar seu tráfego. Dessa forma, os seguidores não terão que sair do Instagram para entrar no site da sua empresa.

3. Tenha boas fotos do produto

A qualidade das imagens diz muito sobre um produto, portanto, elas devem ser atrativas e despertar o desejo de compra

Atente-se ao apresentar o melhor que seus produtos ou serviços podem oferecer, para que os seguidores e possíveis clientes fiquem mais tempo no perfil da sua marca, aumentando o seu alcance.

4. Use hashtags (#)

As hashtags são essenciais para tornar as publicações mais populares e associar os assuntos das legendas. Entretanto, quando usadas em excesso, podem ocasionar o shadowban, ou seja, o seu perfil deixa de aparecer em feeds de hashtags, de localização ou até mesmo na aba Explorar.

Portanto, é interessante usar tanto as hashtags, quanto os emojis nas descrições das legendas, mas com o cuidado de promover o engajamento de modo correto.

5. Aproveite recursos como os stories

Se você quiser chamar a atenção para eventos pontuais como promoções, lançamentos de produtos, apresentação de um espaço, use os stories. Eles são ótimos recursos do Instagram para postagens rápidas que podem ser marcadas como destaque e ficarem fixos na sua página ou ficar disponível por apenas 24 horas.

6. Use o Instagram Shopping

Outra ferramenta muito interessante, é o Instagram shopping. Esse recurso possibilita, à empresa, criar uma loja virtual dentro da rede social. Na conta é possível realizar o cadastro de produtos e marcar fotos e stories convidando o seguidor a visitar a loja e realizar uma compra.

7. Provoque engajamento da audiência

Além das postagens, crie um método de interação com os seguidores e incentive o engajamento. A audiência depende da identificação do cliente com os conteúdos postados, para que ele se sinta mais próximo da marca.

Para isso, faça perguntas nas postagens e estimule uma discussão, em que podem ser esclarecidas as dúvidas ou gerar novos questionamentos para ajudar a sua empresa a oferecer exatamente o que ele precisa ou deseja.

8. Conheça os melhores horários de publicação

Saber os dias e horários em que o tráfego da sua página é mais intenso, aumenta as chances de suas postagens serem vistas por um número maior de seguidores e gerar uma ação de compra. 

Para isso, o Instagram disponibiliza uma ferramenta que mostra os dias da semana e horários em que a sua página teve mais visitas e conversões, assim, você pode acompanhar essas métricas para planejar a sua estratégia de postagens e aumentar o engajamento com o seu público.

Agora você já sabe como aumentar as suas vendas utilizando as ferramentas do Instagram como estratégia para impulsionar as visualizações e engajamento da sua marca. Aproveite o crescimento das vendas onlines e coloque tudo isso em prática para alavancar os seus resultados.

Se você gostou deste post, compartilhe nas suas redes sociais e permita que mais pessoas aproveitem as nossas dicas e impulsionem os seus negócios!

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