Como emitir boleto bancário? Saiba tudo sobre!

Postado em 8 de setembro de 2020

Finanças e vendas

Tempo de leitura: 4 minutos

O boleto bancário é um método de pagamento muito utilizado no Brasil. Trata-se de um instrumento em que o fornecedor de um produto ou serviço pode realizar uma cobrança diretamente ao consumidor.

Mesmo diante de uma variedade de outros métodos de pagamento, o boleto continua sendo muito popular, uma vez que muitas pessoas preferem utilizar dinheiro para efetuar um pagamento em vez de utilizar métodos digitais. Além disso, um boleto pode ser pago em bancos, pela internet e até caixas eletrônicos.

Entretanto, embora a estrutura da emissão de boletos seja boa, existem dúvidas sobre o preenchimento das informações. Se você tem alguma dúvida, leia este artigo!

Quais os benefícios do boleto bancário?

Um boleto bancário apresenta alguns benefícios que podem facilitar a vida do consumidor. Por isso, para garantir um bom atendimento ao público, é fundamental oferecer essa opção no ato da venda. Confira os principais benefícios!

Impessoalidade

As empresas estão constantemente procurando maneiras de fazer com que seus clientes se sintam especiais e diferentes. Mas quando se trata de fazer cobranças, isso pode não ser uma tarefa fácil. Nesse caso, usar o boleto bancário é bem vantajoso, você pode simplesmente enviá-lo por e-mail ou correios.

Forma de pagamento acessível para todos

Ao usar o boleto bancário como forma de pagamento, você democratiza o acesso ao pagamento, pois muitas pessoas não têm cartão de crédito. Logo, o boleto permite vender para qualquer pessoa. Com esse modelo, você ganha mais oportunidades de vendas. A experiência do seu cliente deve ser um fator decisivo na implementação e manutenção de uma estratégia de pagamento.

Taxa baixa

Esse é um dos benefícios mais significativos — as taxas relacionadas fornecidas pelas instituições financeiras são menores, uma vez que, no cartão, a cobrança é feita em percentual, já no boleto a taxa é fixa.

O pagamento é liberado de forma rápida e segura

Essa curiosidade pode não ser conhecida pela maioria das pessoas, mas a coleta de pagamentos de boletos é mais rápida do que com cartões de crédito. Inclusive, é sempre no próximo dia útil. Interessante, não?

Multas e juros de mora são calculados de forma automática

A Lei de Defesa do Consumidor garante que uma multa de até 2% pode ser cobrada pelo pagamento atrasado e aumentará os juros em 1% a cada mês. Em relação a outros tipos de pagamentos, as próprias instituições bancárias farão a parte burocrática. Caso o boleto esteja atrasado, é possível gerar uma segunda via por meio do link da instituição emissora e os valores serão atualizados automaticamente.

Praticidade no pagamento

As pessoas buscam cada vez mais agilidade nos procedimentos. Isso é possível com os boletos, já que consumidor pode quitar o valor de diferentes maneiras, como:

  • por meio de um aplicativo do banco instalado no celular;
  • diretamente no caixa de um banco;
  • por meio de caixas eletrônicos;
  • Débito Direto Autorizado (DDA) — pagamento agendado e efetuado automaticamente.

Além dos exemplos citados, alguns boletos também podem ser pagos em supermercados, Casas Lotéricas e Correios. Essa variedade de opções democratiza o método de pagamento e facilita o acesso a diferentes consumidores.

Possibilidade de protesto

Se o cliente não pagar pelo serviço prestado ou pelo produto entregue, a empresa poderá usar a fatura não paga como referência para protestar.

Sensação de segurança para os seus clientes

Ao efetuar o pagamento por meio de um boleto bancário o consumidor não precisa compartilhar dados pessoais, como informações do cartão de crédito, CPF, endereço. Além disso, se pago fora de canais digitais, a instituição responsável por receber o boleto fornece um comprovante de pagamento físico que pode ser armazenado — o que transmite a sensação de segurança para determinados consumidores.

Como emitir um boleto bancário na prática?

Agora que você entendeu como o boleto bancário pode melhorar o seu negócio, veja algumas etapas necessárias para implementar esse método de pagamento em sua empresa!

Fale com o gerente do banco

A melhor maneira de gerenciar boletos bancários é aprender como os bancos lidam com isso. Visite o banco em que a sua empresa tem uma conta e converse com o gerente para avaliar as condições oferecidas.

O banco cobra uma taxa da sua empresa quando o boleto é emitido ou em casos em que ele é quitado, assim, o valor será descontado no pagamento do boleto. Mas se for preciso pagar pela emissão ou quitação, você poderá usar os serviços bancários, como o protesto do cliente.

Estime uma quantidade de boletos a serem emitidos

Outra questão importante para o gerenciamento eficaz de recebimento é a previsão aproximada do número de boletos a serem emitidos.

Conhecer as estimativas reduzirá as taxas cobradas, pois quanto maior o número de boletos, maior o poder de negociação.

Contrate um sistema para realização da emissão

É fundamental para qualquer tipo de empresa adotar um sistema que faça o controle de boleto integrado às vendas — e a Bitis pode oferecer esse serviço.

O Bitis é um sistema comercial que atende todas as suas necessidades na emissão dos boletos. Além de praticidade, o sistema permite que você tenha mais controle das transações e consiga visualizar dados que podem se tornar insumos importantes para seu negócio.

Controle as emissões com o banco

O gerenciamento dos boletos é outra etapa que a sua empresa deve exercer maior controle. Após o pagamento do cliente, verifique o extrato bancário da empresa para confirmar o recebimento. Essa operação evita a entrega de produtos e serviços antes do pagamento.

Uma empresa próspera precisa automatizar o trabalho operacional e controlar o pagamento dos boletos a partir da integração do setor financeiro e outros departamentos. Somente assim sua empresa conseguirá monitorar o status dos boletos emitidos.

Entendeu como emitir um boleto e os benefícios que eles trazem para seu negócio? Agora, entre em contato com a Bitis e conheça soluções que ajudarão você a alavancar os resultados da sua empresa!

voltar

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin