Como tornar sua empresa mais lucrativa
 

Postado em 30 de novembro de 2021

Finanças e vendas

Existem diversas formas de tornar sua empresa mais lucrativa, muitas delas são simples e rápidas de serem implementadas.

Um dos elementos que mais pesam na lucratividade são os canais de vendas. De fato, quanto mais se vende, maior é o potencial de lucro. Todavia, é importante saber a diferença entre faturamento e lucro que, embora estejam relacionados, são conceitos diferentes.

Neste conteúdo, vamos explorar esse conceitos, assim como algumas técnicas para conseguir mais lucro com seu negócio. Confira!

Entenda a diferença entre faturamento e lucro

O faturamento é a soma de todas as receitas de seu negócio, em um determinado período. Portanto, ele não leva em conta os custos envolvidos para gerar tais receitas – e é aí que mora o problema.

Já o lucro, por outro lado, é o faturamento com as deduções dos custos para atingir essa quantia. Então, estamos falando de “quanto sobra” quando fornecedores, folha de pagamento e demais custos são removidos do faturamento.

Uma empresa pode faturar muito, mas ter um lucro pequeno ou negativo.

Invista em novos canais de vendas

Conquistar novos canais de vendas é uma das formas mais eficientes de tornar sua empresa mais lucrativa. Isso significa apostar em metodologias, ferramentas e tecnologias para alcançar mais clientes em potencial.

Se você ainda não atua na internet, é hora de colocar a mão na massa. E-commerce, estratégias de e-mail marketing e até anúncios patrocinados podem fazer uma grande diferença para sua empresa.

Torne sua empresa mais lucrativa através de indicações

Uma forma de conseguir vender mais com pouco (ou nenhum) investimento se dá através das indicações. Para ser indicado pelos consumidores, seus produtos e serviços precisam ser de alta qualidade e com preços competitivos.

Além disso, é recomendado que faça um trabalho de fidelização de clientes, garantindo que fiquem engajados em seus projetos.

Em resumo, você precisa criar uma comunidade em torno de sua empresa, fomentando o crescimento de forma orgânica.

Controle bem seu estoque

Controlar o estoque significa saber, exatamente, todos os itens que estão armazenados disponíveis para venda. 

Além disso, não adianta, por exemplo, comprar estoque de produtos em promoção, mas que ficam parados por muito tempo. Embora você tenha uma boa perspectiva de ganho, sua consolidação só se dá através da venda.

Em linhas gerais, a rápida rotatividade do estoque é importante para qualquer negócio. Por não ficar com um mesmo produto parado no estoque, movimenta-se o caixa, e o resultado é um fluxo financeiro que te proporciona a compra de mais produtos.

Analise os gastos de sua empresa

Para tornar uma empresa mais lucrativa, primeiro você precisa analisar os gastos de seu negócio, e buscar por otimizações. Em muitos casos, as empresas mal sabem onde seus recursos são empregados.

Uma análise do fluxo de dinheiro do negócio vai permitir uma visão estratégica do mesmo, a qual pode retornar ótimos frutos.

Conclusão

A recomendação é que para sua empresa ser mais lucrativa é importante ter mais canais de vendas, deixar os gastos enxutos e ter uma ótima rotatividade de estoque. Tudo isso só é possível através de um sistema de gestão eficiente, como o da BITIS. O nosso sistema é capaz de auxiliar em:

  • Venda (PDV) e e-commerce.
  • Cadastro de clientes, onde você pode saber quem são os clientes mais fiéis.
  • Controle de estoque com relatório de quais produtos mais vendem e quais são os mais lucrativos.
  • Controle financeiro para organizar as vendas, entradas e saídas do caixa, e pagamento de comissão dos colaboradores.

Precisa de ajuda com o seu negócio? Nós da BITIS estamos aqui para te ajudar!

voltar

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin