Entenda como vender online e impulsione o seu negócio

Postado em 29 de setembro de 2020

Finanças e vendas

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas lojas físicas estão começando a atuar no mercado online. Os desafios do setor varejista e a necessidade de ampliar o leque de consumidores são fatores importantes dentro da nova realidade em que vivemos.

Entretanto, a grande dúvida dos empresários que migram para o digital é: como vender online? Será que existem segredos ou macetes que podem ajudar nesse momento de mudança?

Neste post, separamos algumas dicas incríveis e que vão ajudar na sua transição do offline para o online. A experiência de vender pela internet passa por etapas que vão desde o planejamento até a escolha de boas ferramentas de serviço.

Continue a leitura e tenha acesso aos principais passos que devem ser seguidos por quem pretende transformar a forma de vender!

Elabore um bom planejamento

Em qualquer projeto, seja ele online, seja offline, o planejamento é uma parte importante. É nessa etapa que você entende melhor o mercado, conhece o público consumidor, a relação entre esse público e a marca, bem como as possibilidades que o seu negócio pode explorar.

Por isso, antes de começar a vender online é muito importante focar na elaboração de um planejamento. Avalie as particularidades do seu mercado e desenvolva uma estratégia focada em objetivos claros e específicos. Se você pretende vender online, compreenda o seu posicionamento e saiba aonde quer chegar.

Escolha uma plataforma

Se você já tem um negócio físico e quer migrar parcialmente para o online, deve ter clareza com relação à plataforma que pretende usar. As redes sociais, como o Facebook e Instagram, oferecem ferramentas de marketplace. Assim, você consegue vender usando apenas o perfil do seu negócio nessas redes.

Se puder investir mais, também é interessante considerar a possibilidade de criar um site na forma de e-commerce. Se esse for o caso, esteja ciente de que o site demanda alguns investimentos extras, mas sempre viáveis.

Defina as formas de pagamento

Depois de estabelecer a plataforma e o meio em que você vai apresentar os seus produtos para o público, o passo seguinte é a definição das formas de pagamento. Nesse viés, é interessante pensar no perfil dos seus consumidores e na forma de pagamento que eles mais utilizam.

Geralmente, as lojas online aceitam pagamentos em cartão de crédito, débito e boleto bancário. Quanto mais modalidades de pagamento você oferecer, maiores serão as chances de conseguir concluir suas vendas para um número maior de clientes.

Invista em logística

A venda online necessita de uma boa estratégia de logística. O segredo de grandes empresas de e-commerce, como a Amazon, está na agilidade e eficiência na entrega das suas mercadorias. 

Nesse sentido, se você pretende atuar online, deve se preparar quanto à logística das entregas. Os consumidores, além de esperarem receber o produto comprado, são exigentes com relação ao cumprimento dos prazos de entrega e ao atendimento pós-venda, principalmente em caso de atraso na mercadoria.

Lembre-se de deixar o consumidor informado acerca das particularidades da entrega e tenha sempre uma equipe à disposição para sanar dúvidas que possam surgir, tanto a respeito da entrega quanto com relação à mercadoria.

Tenha um bom sistema de gestão comercial

Por fim, outra dica de ouro para quem quer vender online é ter um bom sistema de gestão comercial. Opte por um software que permita realizar vendas pela internet a partir de qualquer dispositivo e lugar. Isso oferece dinamismo para o seu trabalho e garante que você não perca nenhuma oportunidade.

O Bitis é um sistema de gerenciamento online que atende micro e pequenas empresas, oferecendo funcionalidades online que auxiliam na gestão administrativa, fiscal e financeira, além de atuar de forma integrada ao site da sua empresa.

Com um único sistema você consegue realizar vendas em loja física e online. Os usuários podem acessar a qualquer hora e de qualquer lugar, gerenciando totalmente o negócio, automatizando tarefas operacionais e permitindo que o gestor tenha uma visão dinâmica e clara das informações necessárias para a tomada de decisões.

Como você viu, para vender online é importante ter foco e um bom planejamento. Se você quer começar a investir no crescimento do seu negócio, o e-commerce pode ser uma excelente oportunidade.

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