Como vender roupas e acessórios: Guia prático

Postado em 19 de abril de 2022

Finanças e vendas

A venda de roupas e acessórios pode ser um excelente negócio, já que é possível começar com um investimento pequeno, são produtos de grande procura e com novos modelos entrando de forma constante no mercado.

Aqui você verá um guia prático para te ajudar a entender como vender roupas e acessórios, descobrir se esse é realmente o seu tipo de negócio, ou melhorar o desempenho de sua atividade.

Cliente escolhendo produtos em loja de roupas

Loja física ou virtual?

Abrir uma loja física para venda de roupas pode não ser a realidade da maioria dos empreendedores e nem sempre é a melhor forma de trabalhar, principalmente pelo mais alto investimento e pela complexidade de gestão do negócio.

Nesse segmento, as lojas físicas podem ser a preferência do consumidor que quer experimentar as peças, sentir o material e sair da loja pronto para usar o produto comprado. Por outro lado, a localização e os horários são fixos e há despesas com funcionários e com as contas referentes ao local que funciona a loja. As alternativas para a loja física são as lojas online e até mesmo a visita presencial ao local de preferência do cliente. 


Local das vendas

Defina o local ou os locais de venda. No caso das lojas físicas, esse primeiro passo é o mais importante, pois a localização definirá o público a ser alcançado. Mesmo aqueles que preferem o modelo de negócio mais tradicional de porta em porta, se beneficiarão dos recursos online que hoje temos à disposição.

Alguns desses locais de venda podem ser um e-commerce, ou seja, um site onde as pessoas compram diretamente, uma página web apenas para demonstração dos produtos e formas de contato, ou ainda as redes sociais, mais notadamente o Instagram, que é muito utilizado atualmente para o comércio. Algumas outras opções são o Mercado Livre e os grupos do Facebook.

Tipo de produto

Pensando em vender de tudo? Essa talvez não seja a melhor ideia. Encontre um nicho de mercado com o qual você se identifica e para o qual há grande procura ou deficiência de opções no mercado.

Em que nicho você pode apresentar um diferencial, como um melhor preço ou qualidade que a concorrência? Alguns nichos do mercado de vestuário que você pode explorar: Moda Plus Size, Skate e Surf, Moda Praia, Moda Fitness, Moda Evangélica, Roupas para Gestantes, Roupas para Bebês, Uniformes, Acessórios de couro, Roupas e acessórios veganos, Roupas para Dormir, Roupas Íntimas e por aí vai.

Fornecedores

É importante que você decida o seu nicho de mercado em concordância com a escolha de fornecedores. Você pode escolher um nicho para o qual não haja fornecedores viáveis, então, pode precisar adaptar o tipo de produto que vai vender às opções de fornecedores.

Pesquise bastante as características de cada um, suas avaliações, valores praticados e facilidade de entrega. Faça uma pequena compra como teste antes de formar o seu estoque com o fornecedor escolhido.

Identidade do negócio

O seu negócio precisa ter uma identidade! A importância da criação de um nome, a definição das cores e a criação de um logo, não deve ser desprezada. Por isso, dê preferência por contratar um freelancer que realize esse trabalho, com um bom portfolio e que você possa pagar. Invista na identidade do seu negócio, o máximo que puder.

Imagens dos produtos 

As imagens dos seus produtos que serão disponibilizadas na internet precisam ser de excelente qualidade. Assim como a identidade visual do seu negócio, as imagens dos produtos são decisivas para a realização de uma venda.

Use imagens do seu fornecedor, caso ele as disponibilize, ou conte com a ajuda de um fotógrafo. Caso precise você mesmo criar tais imagens, observe a iluminação do local, use fundos neutros, preferencialmente branco ou preto, tenha uma boa câmera e um tripé.

Procure disponibilizar imagens de todos os detalhes relevantes do produto, incluindo fotos com modelos vestidas com eles.

Detalhes das entregas

A entrega dos produtos que você vende merece especial atenção e será um ponto decisivo para que o cliente volte a fazer negócio e o indique para conhecidos e familiares.

Você precisa estabelecer os fretes com prazos e preços viáveis, para evitar perder a venda no carrinho de compras. Pesquise bastante as opções e não caia na tentação de dar prazos falsos ou tentar maximizar seu lucro no custo do frete.

Outro ponto que deve ser observado quanto à entrega é a embalagem, que deve ser suficientemente resistente para que o produto não seja avariado e preferencialmente com a estética do seu negócio. Uma embalagem que chame a atenção e um adesivo com o logo já pode dar conta do recado.

Atendimento ao cliente

Um bom atendimento é fundamental, tanto para os clientes que estão com dúvidas, quanto para aqueles que já compraram e possuem algum tipo de reclamação. Venda sem um bom pós-vendas, proporciona grandes chances de seu cliente não lembrar de você na hora de realizar uma nova compra.

Evite recursos automáticos, buscando um atendimento mais humanizado, que realmente se importa com o cliente.

Marketing

Inicialmente, faça postagens nas redes sociais e whatsapp, até que saiba o quanto você pode ampliar o alcance de suas vendas. Se cabe mais divulgação, continue focando em redes como o Instagram, com imagens trabalhadas profissionalmente e impulsionamento de postagens. Futuramente, você pode começar a investir em anúncios pagos através do Google e outras formas de publicidade.

Alternativamente, você pode seguir algumas dicas, como fazer algum tipo de parceria com um influenciador digital, realizar promoções e sorteios. Você pode também enviar arte gráfica de publicidade para os seus contatos, mas cuidado para não ser inconveniente! Se puder, contrate alguém para cuidar do marketing.

Gerenciamento

Um bom gerenciamento garantirá menor perda de tempo com burocracia e contas e o estabelecimento de valores para os seus produtos que levem em conta todas as suas despesas e o que precisa lucrar.

Você precisará decidir também algumas questões burocráticas, como as formas e os intermediadores de pagamentos, se trabalhará como Pessoa Física ou com CNPJ, como irá emitir os cupons fiscais, entre outras questões.


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