Controle de vendas: 4 dicas para organizar seu negócio

Postado em 06 de abril de 2021

Finanças e vendas

Tempo de leitura: 3 minutos

Um bom controle de vendas é essencial para dimensionar o potencial de comercialização de uma empresa e dar suporte ao planejamento da gestão administrativa e tomada de decisão.

O crescimento de uma organização depende da sua força de venda, por isso é preciso saber planejar e organizar as suas atividades comerciais, focando na eficiência e produtividade.

Neste post você vai entender o que é o controle de vendas e a sua importância para um negócio, além de conferir 4 dicas sobre como organizar as vendas e obter excelentes resultados para a sua empresa!

O que é o controle de vendas?

O controle de vendas trata-se de uma prática que envolve o planejamento e organização das operações comerciais de uma empresa, a fim de potencializar a efetividade dos resultados de venda. Com isso, todos os setores do negócio precisam estar alinhados às estratégias estabelecidas.

Sendo assim, equipes dos departamentos administrativos, financeiros, de marketing e infraestrutura se reúnem para, juntos, traçarem planos e ideias que coloquem uma ação consistente, de apresentação dos produtos ou serviços da empresa, em funcionamento.

A partir disso é que se desenvolvem as práticas de vendas, dando base às técnicas utilizadas pelo time comercial.

Qual a sua importância para a organização do negócio?

Para que uma transação comercial tenha sucesso é fundamental que as operações comerciais sejam organizadas.

Além de aumentar as chances de êxito nas vendas, o seu controle contribui para a credibilidade da empresa na visão dos consumidores. Assim, a imagem de uma organização estruturada e comprometida em oferecer o melhor ao seu público, tende a refletir de forma positiva no aumento das receitas.

Quanto mais controladas as ações, mais fácil será o gerenciamento de toda a operação. Por isso, é preciso compreender que as estratégias são mais importantes do que as vendas em si, pois são delas que nascem as variáveis que envolvem a comercialização de produtos e serviços, como:

  • preço;
  • concorrência;
  • produtos de maior ou menor giro;
  • condições técnicas de prestação de serviços;
  • entre outros.

Portanto, analisar os dados de gerenciamento e controle é o melhor caminho para uma empresa ter sucesso em sua área comercial.

Além disso, o controle de venda mostra onde estão os pontos fracos e fortes, oferecendo elementos para o desenvolvimento e estímulos de melhorias na gestão de operações e pessoas — assim, será mais fácil aproximar o realizado do que foi projetado financeiramente.

Como fazer um controle de vendas efetivo?

Para ajudar você a ter um controle mais eficiente e satisfatório, trouxemos 4 dicas de como planejar e organizar suas vendas!

1. Estipular metas

As metas são como termômetros e marcam o equilíbrio da atuação em vendas. É primordial que elas sejam alcançáveis, pois caso contrário, todos os esforços serão em vão, além dos resultados demorarem a chegar.

Portanto, trace metas pautadas na realidade da empresa, que sejam arrojadas e desafiadoras, mas, ao mesmo tempo, realistas e acessíveis. Esses objetivos devem trazer motivação para a área comercial e estímulos para continuidade da empresa.

2. Acompanhar o desempenho da equipe de vendas

Se a sua empresa conta com uma equipe para promover e vender os produtos ou serviços, acompanhe seu desempenho. É preciso identificar as estratégias mais eficazes, os profissionais com performance em destaque e os melhores canais de vendas.

Com essas informações você terá condições de intensificar as ações ou refazer o caminho percorrido no planejamento das vendas. Assim, o controle favorece as operações comerciais, devido ao seu caráter preventivo.

3. Registrar todos os dados

Os dados geram indicadores que, transformados em relatórios, resultam em informações valiosas para a gestão. É por meio deles que você conseguirá analisar os investimentos comerciais e sua efetividade.

Também, por meio dos dados, é possível verificar o desempenho de cada departamento e qual o impacto de suas ações no resultado de vendas. Dessa forma, um departamento subaproveitado pode reformular suas estratégias e se tornar mais participativo.

4. Contar com o auxílio de um sistema de gestão comercial

Se você deseja ter um controle de vendas prático, objetivo e eficiente, faça da tecnologia sua aliada. Um sistema de gestão comercial, além de padronizar e organizar as operações, fornece dados e informações mais seguras.

A inserção automática de dados aumenta a confiança sobre as informações e evita que ocorra a venda de um produto zerado no estoque, por exemplo. Portanto, com a automatização, as informações ficam concentradas em um mesmo ambiente, o que facilita e agiliza o trabalho de todos os departamentos.

Com o sistema Bitis você pode fazer uma gestão comercial completa, ou seja, é possível centralizar todas as ações em uma plataforma que permite o controle de vendas, estoque e financeiro, emissão de notas fiscais e boletos, com conclusão rápida e prática do ciclo de venda.

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