Confira as datas comemorativas de 2021 e bombe suas vendas!

Postado em 2 de fevereiro de 2021

Finanças e vendas

Tempo de leitura: 4 minutos

Antecipar o planejamento das estratégias de marketing para aproveitar as datas comemorativas de 2021, pode abrir vantagem competitiva para as micro e pequenas empresas (MPEs).

Essas datas são excelentes oportunidades para impulsionar as vendas e fazer ações de marketing. Contudo, para ter sucesso, é essencial identificar as principais datas e planejar as estratégias com antecedência.

Com a proximidade de uma data comemorativa, o movimento do comércio se intensifica e, por isso, independentemente do tipo do seu negócio, é importante ficar atento e oferecer algo diferente para chamar a atenção dos seus clientes.

Quer saber quais são as principais datas comemorativas e por que elas são importantes para o comércio? Então continue a leitura!

Por que as datas comemorativas são interessantes para o comércio?

No Brasil, as datas comemorativas são importantes e podem render boas vendas. Sobretudo, para empresas de pequeno porte que podem realizar ações simples e significativas.

A procura por um presente leva diversas pessoas às lojas, entretanto, nem todos os comércios se preparam ou se importam em oferecer uma experiência de compra diferenciada, de atração e encantamento.

Esses períodos são momentos em que o consumidor, sabendo que se trata de datas especiais, está mais disposto a investir em algo que realmente vale a pena. Por isso, é a hora de criar e implementar ações que potencializam o crescimento das vendas.

Quais são as principais datas comemorativas de 2021? 

Para ter êxito nas campanhas é essencial saber quais são as datas comemorativas de maior impacto e analisar o que a sua empresa será capaz de promover em cada uma delas para definir ações de marketing bem direcionadas

Veja a seguir algumas datas importantes e dicas simples de como fazer para atrair mais clientes e impulsionar as suas vendas.

Feriados nacionais

Carnaval (16 de fevereiro, terça-feira)

O carnaval é um dos feriados que mais movimenta o comércio no Brasil, pois, além dos brasileiros, muitos turistas estrangeiros vêm ao país para aproveitar e curtir essa data. Assim, terão mais pessoas nas ruas, o que pode trazer vantagens em suas vendas. 

Para isso, é necessário chamar a atenção do público e mostrar que a sua loja pode ajudá-lo, dependendo do que ele precisa. Por exemplo, uma loja de roupas pode vender uma blusa que dá para usar tanto no dia-a-dia como em blocos do carnaval, além de decorar o comércio com enfeites dessa data. Outra dica é fazer promoções que engajem o público, como oferecer desconto para quem for fantasiado na loja.

Dia do Trabalho (01 de maio, sábado)

O dia do trabalho representa a força do capital humano, por isso, o sucesso de vendas do seu negócio deve começar na motivação e valorização do seu time interno. Para isso, prepare um café da manhã especial no dia anterior, se couber em seu orçamento dê presentes personalizados para cada colaborador e compartilhe bilhetes com frases motivacionais.

Natal (25 de dezembro, sábado)

Uma data muito importante é o Natal. Mundialmente, é a data de maior apelo comercial por expressar amor, gratidão e fraternidade; sentimentos que fazem as pessoas se sentirem mais emotivas e com o desejo de presentear aqueles que amam.

Para atrair o público e chamar atenção, enfeite o espaço com itens coloridos, luminosos e temáticos dessa data; afinal, quem resiste aos enfeites de Natal? Disponibilize, também, roupas temáticas para os funcionários – às vezes, apenas um gorro vermelho já faz toda a diferença – e ofereça brindes aos clientes que comprarem em sua loja.

Ano novo (1 de janeiro, sábado)

Se prepare para o início do próximo ano também. Essa data corresponde a uma comemoração baseada no calendário gregoriano e marca o momento em que um novo ano se inicia. No Brasil, assim como em diversos outros países, esse feriado é celebrado na passagem do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro e movimenta todo o comércio, principalmente o setor alimentício, vestuário e do turismo.  

Por ser um feriado nacional, a maioria dos estabelecimentos estão fechados nessa data, mas vale lembrar que é fundamental planejar estratégias para conquistar mais clientes. Para isso, após o Natal (25 de dezembro), enfeite sua loja com decorações temáticas dessa época, distribua cartas com mensagens que remetem a um novo ciclo e dê calendários, canetas e agendas personalizadas para quem comprar em sua loja.

Datas comemorativas

Dia da Mulher (08 de março, segunda-feira)

Essa data representa a luta das mulheres pelo reconhecimento em sociedade e pela igualdade. É um dia de celebração da força e existência da mulher, que vale a pena ser registrado com flores, chocolates, brindes e descontos especiais para as funcionárias e clientes que comprarem na loja.

Dia do Consumidor (15 de março, segunda-feira) e Black Friday (26 de novembro, sexta-feira)

O dia do consumidor marca o poder de compra da população. Já a Black Friday é um dos momentos mais aguardados do ano, pois é quando os consumidores têm a oportunidade de adquirir um ou mais produtos por um preço mais acessível.

Como a maioria dos varejistas adere ao dia de descontos é fundamental ter uma carta na manga para vencer a concorrência. Portanto, ofereça descontos ainda mais atraentes, distribua cartões fidelidade ou faça sorteios com os clientes que efetuarem alguma compra.

Dia das Mães (09 de maio, domingo)

Delicado e bastante importante no Brasil, o Dia das Mães é mais uma comemoração favorável à criação de estratégias de marketing.

É a data da distribuição de flores, dos cartões com mensagens de elogio e agradecimento; além disso, oferecer brindes para funcionárias e clientes que são mães, costumam fazer o maior sucesso. Vale lembrar, que essas mesmas ações servem para o Dia dos Pais.

Dia dos Namorados (12 de junho, sábado)

Juras de amor e reafirmação dos relacionamentos; assim, o dia dos namorados é uma data que pode gerar excelentes resultados nas vendas. Quem deseja surpreender, corre nas lojas em busca de um presente único para simbolizar o seu amor.

Por isso, decorar a loja com enfeites românticos, oferecer doces em formato de coração e fazer promoções, são algumas das estratégias que atraem os clientes e deixam-os com o coração aquecido.

Dia das Crianças (12 de outubro, terça-feira)  e Halloween (31 de outubro, domingo)

Duas datas comemorativas que envolvem guloseimas, cores, brinquedos e decoração, são: o Dia das crianças e o Halloween. Nessas comemorações, você pode oferecer produtos e embalagens personalizadas, fantasias e decorações temáticas para atrair o público.

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Conclusão

Neste artigo, observamos que as datas comemorativas são um incentivo à criatividade e capacidade de se reinventar para atrair mais clientes. Portanto, se antecipar é uma estratégia fundamental e ajuda a prospectar melhores vendas no comércio varejista.

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