Simplifique a emissão de boletos com essas 3 dicas

Postado em 2 de março de 2021

Finanças e vendas

Tempo de leitura: 3 minutos

A emissão de boletos é um importante meio de pagamento dentro da gestão financeira que deve ser mapeado e controlado para que se possa ter uma melhor organização dos envios aos clientes. 

Por ser uma operação que precisa de controle, ela pode ser um grande desafio se executada manualmente, sobretudo, com anotações nos famosos “caderninhos” ou em planilhas. Porém, com uma gestão simplificada é possível minimizar os riscos de erros e melhorar a eficiência da equipe e da empresa.

O objetivo deste post é mostrar como o controle e a emissão de boletos podem melhorar com o uso de um sistema especializado. Continue lendo e veja o que uma gestão simplificada pode fazer pelo seu negócio!

A importância de controlar a emissão de boletos

Você sabe a quantidade exata que a sua empresa tem para receber dos seus clientes e se há inadimplência? O controle de emissão de boletos ajuda na gestão financeira ao gerar dados sobre os recebimentos que ainda precisam ser feitos. 

Sem o devido controle, será difícil saber quais os boletos ainda estão a receber e você pode correr o risco de alguma receita deixar de entrar no caixa e passar despercebida.

A gestão e controle de geração dos boletos são operações essenciais para assegurar o fluxo de receitas de uma empresa. Sem um gerenciamento efetivo, qualquer falha pode comprometer as finanças do seu negócio e impactar na movimentação de caixa

3 dicas para uma gestão simplificada da emissão de boletos

A boa notícia é que esse tipo de controle antigo e pouco eficiente pode ser substituído por um método mais moderno e prático. Por isso, trouxemos 3 dicas para você aplicar na sua empresa e otimizar suas operações financeiras. Confira!

1. Tenha mensalmente uma previsão de quantidade e valores

Quantos boletos serão emitidos em um determinado período? Ter essa estimativa vai permitir que você negocie com o banco as taxas de emissão. Dependendo do volume é possível conseguir um desconto por lote, o que favorece a redução de custos e potencializa a forma de gerenciar a operação.

Essa previsão auxilia nas conferências, logo após a data do vencimento, para saber se há boletos ainda a serem quitados. Já sabendo o valor que deve cair na conta, será mais fácil identificar se há algum boleto a receber.

A conciliação bancária vai detectar quais são esses boletos para que a cobrança seja direcionada aos clientes inadimplentes, sem o risco de abordagem a quem está em dia com o pagamento.

2. Saiba como funciona o boleto com registro

Para a geração dos boletos, o empresário tem a opção de emitir por meio de seu próprio sistema, ou deixar que banco fique como responsável desde a emissão até o seu recebimento. Com isso, caso o cliente não pague na data do vencimento, o próprio banco pode protestar o título, se a empresa tiver essa opção ativa junto ao banco.

Em caso de terceirização do serviço, ou seja, deixar que uma empresa cuide da emissão e recebimento dos boletos, é necessário ter maior atenção na hora de conferir se todos foram devidamente enviados para processamento, conforme a data de vencimento.

3. Conte com um software especializado para ajudar na geração de boletos

A rotina financeira de emissão de boletos pode ser bastante simplificada com a ajuda de um software especializado. Com ele é possível estabelecer as etapas e acompanhar de modo automatizado.

O sistema de gerenciamento comercial desenvolvido pela Bitis, por exemplo, tem tudo o que você precisa para fazer sua gestão totalmente online. Veja a seguir as funcionalidades da emissão de boletos da nossa solução: 

  • envio da remessa ao banco;
  • envio de boleto por e-mail;
  • envio do boleto por WhatsApp;
  • baixa automática de boletos;
  • relatórios de contas a receber com boletos gerados;
  • possibilita a emissão de boletos de todos os bancos.

A gestão de um negócio, independentemente do tamanho da empresa, deve se basear no controle e gerenciamento da rotina empresarial. A emissão de boletos é uma tarefa complexa, mas com uma gestão simplificada, sua operação será mais versátil e otimizada.


Gostou deste post? Então aproveite a visita em nosso blog e aprenda como emitir um boleto bancário para alinhar as informações e implementar práticas saudáveis ao seu negócio!

voltar

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin