Descubra já como fazer um fechamento de caixa eficiente!

Postado em 15 de dezembro de 2020

Finanças e vendas

Tempo de leitura: 3 minutos

O fechamento de caixa faz parte da rotina administrativa e financeira de organizações empresariais, independentemente do porte ou ramo de atuação. O método representa a conferência de entradas e saídas de recursos financeiros em determinado período.

As particularidades dessa rotina dependem de cada negócio. Em algumas situações, esse controle é feito diariamente após o encerramento do expediente. Isso significa que o empresário ou o colaborador responsável por essa atividade, confere o caixa do dia verificando se os valores estão de acordo com as entradas e saídas realizadas no período.

Em outros casos, o fechamento de caixa pode ser feito em períodos mais longos, principalmente nos negócios em que a quantidade de entradas e saídas diárias é menor. Independentemente do modelo utilizado, é importante ter em mente que esse controle também deve ser feito mensalmente.

Neste artigo, você vai descobrir algumas dicas práticas de como fazer um fechamento de caixa eficiente, trazendo segurança e eficiência para a sua empresa. Acompanhe e descubra!

Registre o saldo inicial

Antes de começar o fechamento de caixa é importante destacar que uma pessoa deve ser a responsável por essa atividade. Isso traz mais eficiência, segurança e confiabilidade na operação.

A partir daí, a operação começa com a abertura do caixa. Antes do expediente começar, o responsável deve registrar o saldo inicial do caixa. Esse é o ponto de partida para garantir a exatidão das informações. Se a sua empresa tiver um sistema de gestão, a tarefa fica ainda mais fácil.

Registre todas as entradas e saídas

A etapa seguinte, refere-se ao registro de todas as entradas e saídas realizadas. Aqui é importante ter cautela, já que todas as movimentações de dinheiro realizadas ao longo do dia devem ser devidamente registradas. Quanto mais seguras e detalhadas as informações, mais precisas serão as conferências.

Para um maior controle, a dica é criar categorias para cada entrada; por exemplo, uma categoria para recebimentos no dinheiro em espécie, outra para crédito e outra para débito.

Considere os gastos que você tiver durante o dia, também separando por categorias, pois eles variam bastante de acordo com o seu modelo de negócio. Para isso, junte comprovantes, recibos e notas fiscais para facilitar o controle.

Faça a conferência de valores

Ao final do dia você terá todas as informações necessárias para encerrar o expediente e fazer a conferência de valores.

Nessa etapa, é necessário conferir se todas as receitas e despesas registradas estão de acordo com os valores disponíveis. Com o sistema de gestão fica mais fácil fazer a conferência e identificar possíveis erros nos valores.

Conclua o fechamento do caixa

A etapa final é de conclusão e fechamento do caixa. Se você realizou todas as etapas anteriores corretamente, essa operação de fechamento é bem simples.

Aqui, o trabalho consiste em subtrair as receitas pelas despesas, chegando ao valor atualizado do saldo de caixa. Esse será o valor utilizado como ponto de partida para a gestão do caixa no dia seguinte.

Esse método é uma boa prática de gestão financeira e pode ser decisivo para a manutenção e o crescimento da sua empresa.

O uso de um sistema de gestão online vai facilitar sua rotina diária, inclusive no que diz respeito às outras atividades de controle e otimização. 

A Bitis oferece um sistema online completo para ajudar no fechamento do seu caixa, além de auxiliar na gestão administrativa, fiscal e financeira. O sistema é seguro, prático, rápido e fácil de usar, sendo desenvolvido especialmente para atender micro e pequenas empresas. 

Entre as principais soluções que você encontrará no sistema Bitis estão: emissão de notas fiscais, emissão de boletos, vendas, orçamentos, integração com a contabilidade, controle financeiro, gestão de estoque e serviços.

Gostou deste artigo sobre fechamento de caixa? Então aproveite para conferir o artigo “Sistema Comercial: o que é, funcionalidades e benefícios” e aprofunde o seu conhecimento sobre gestão e tecnologia.

voltar

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin