Fidelização de clientes: entenda como encantar seus consumidores

Postado em 23 de março de 2021

Finanças e vendas

Tempo de leitura: 3 minutos

A fidelização de clientes envolve a criação de um laço de confiança, uma relação consistente com o público que se relaciona com a sua marca, consumindo seus produtos ou serviços. A grande dúvida dos gestores e empresários é: como fazer isso na prática?

Essa tarefa exige dedicação do empreendedor, para que ele possa planejar ações que atraiam o cliente. A empresa que tem o objetivo de atingir resultados nesse sentido, deve estabelecer estratégias e planos de ação, além de criar uma cultura organizacional focada no atendimento de qualidade. 

Isso significa que, para fidelizar, é preciso oferecer um produto ou serviço de qualidade e criar valor, estreitar a relação, gerar engajamento, estabelecer uma comunicação ampla, aberta e transparente, sempre superando as expectativas do cliente.

Neste artigo, você vai entender a importância da fidelização e ver dicas práticas de como tornar um cliente fiel, aumentando a reputação do seu negócio e, consequentemente, aumentar as suas vendas. Confira!

Por que é importante investir na fidelização de clientes?

Na prática, a fidelização representa segurança e desenvolvimento para o negócio. Clientes fiéis são de alto valor para a marca, pois estabelecem um laço de confiança que contribui para o fortalecimento da marca.

Além disso, os clientes que têm uma relação de confiança com uma empresa, costumam manter um fluxo de compras repetitivo, sem muitas vezes sequer cogitar a compra junto ao seu concorrente.

Isso acontece porque os clientes fidelizados confiam no propósito da marca e gera para a empresa, a oportunidade de aumentar suas vendas, já que a organização tem a possibilidade de identificar outras necessidades e oferecer produtos e serviços alinhados às necessidades daquele consumidor.

Outro aspecto que aponta para a importância da fidelização é que, ao proporcionar uma experiência positiva a um consumidor é bastante provável que ele replique essa experiência para os seus amigos, colegas de trabalho e familiares. Ou seja, o cliente fiel é um divulgador do seu negócio (marketing boca a boca).

Como fidelizar os seus clientes?

A grande dúvida é: como fidelizar os clientes do meu negócio? De fato, essa tarefa demanda um certo preparo por parte do empreendedor. Além de entender o seu mercado de atuação e as necessidades dos seus clientes, o empresário deve ficar atento aos pontos abaixo: 

  • conhecer o próprio negócio e saber dos seus pontos fortes e fracos;
  • criar uma cultura organizacional que preza pela eficácia no atendimento;
  • conhecer as reais necessidades dos seus consumidores;
  • investir no atendimento de qualidade, tanto na loja física quanto nos canais de comunicação digital e redes sociais;
  • manter sua loja física limpa e bem organizada;
  • proporcionar uma experiência ágil e transmita segurança ao consumidor;
  • conhecer seu cliente e personalizar o atendimento para que ele se sinta o mais próximo do seu negócio;
  • investir em tecnologia, utilizando sistemas de gestão que tornem sua operação mais dinâmica.

Como a tecnologia pode ajudar na fidelização?

A tecnologia pode ser uma grande aliada na fidelização de clientes, isso porque os sistemas de gestão, como o Bitis, auxilia em atividades como: 

  • lembretes de aniversário de clientes;
  • emissão de relatórios com informações e dados de clientes que compram mais;
  • emissão de alertas sobre a necessidade de trocar um determinado produto;
  • emissão de alertas sobre a necessidade de refazer um serviço;
  • mapa de onde estão os seus cliente;
  • entre outras coisas mais!

Contar com uma solução tecnológica que ofereça o suporte necessário para as suas ações de fidelização traz mais dinamismo nas operações, além de contribuir para o planejamento da sua gestão. 

O Bitis é um sistema de gestão comercial online completo que contempla tarefas de gestão administrativa, de estoque, fiscal e financeira em um único software. Além de ser seguro, ele é rápido, prático e fácil de utilizar, além de ser pensado especialmente para atender às necessidades das micro e pequenas empresas.


Neste artigo, você pôde entender a importância da fidelização dos clientes para o seu negócio e como é possível estreitar essa relação para ter melhores resultados. Por isso, conte com o sistema da Bitis para ajudar você nessa tarefa e aumentar as suas vendas! Gostou deste artigo e quer saber mais sobre as nossas soluções? Então, acesse o nosso site e conheça o sistema de gestão online para micro e pequenas empresas da Bitis.

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