Gestão financeira para Loja de Materiais de construção

Postado em 22 de fevereiro de 2022

Finanças e vendas

Você sabe como anda a gestão financeira da sua loja de materiais de construção?

Ao administrar uma loja é comum que algumas áreas, como o atendimento ao cliente ou vendas, fiquem em primeiro plano, deixando de lado setores importantes como a gestão financeira. 

No entanto, prestar atenção nesse ponto é fundamental para administrar o lucro do mês e direcionar a sua loja em direção ao crescimento. Por isso, separamos algumas dicas que poderão ajudar na gestão financeira da sua loja.  

Dicas de gestão financeira para loja de materiais para construção

Controle o estoque

Diferentemente de alguns segmentos, uma loja de materiais de construção possui uma grande variedade de produtos que, apesar de parecerem similares, possuem finalidades diferentes. 

Por isso, manter um estoque vasto e com diferentes opções para o seu cliente é essencial, mas pode ser difícil de administrar. 

Assim, para não se perder, cuide rigorosamente do fluxo de entrada e saída dos produtos e compre tudo de forma inteligente, de maneira que nada fique parado no estoque por muito tempo. 

Indicadores 

Aprenda como observar os principais indicadores para o crescimento da sua loja, como:

Margem de lucro: esse indicador te ajuda a entender quais produtos da sua loja estão cobrindo os custos e gerando lucro para seu negócio. 

Itens mais e menos comprados: com certeza, você consegue citar facilmente quais são os produtos mais e menos vendidos da sua loja. Ter isso em mente é importante na hora da compra, para que você evite que falte produtos ou então que eles fiquem  parados no estoque. 

Ticket médio: em outras palavras, esse indicador se refere ao valor médio gasto pelos seus clientes na loja. 

NPS: NPS é a sigla para “Net Promoter Score”, trata-se de uma metodologia que consiste em questionar ao cliente sobre quais as chances dele indicar a sua loja para algum conhecido. É uma ótima maneira de saber qual o nível de satisfação de seu cliente.  

Tenha um olhar atento para as finanças em geral

Como explicamos no início, independentemente do segmento, cuidar de uma loja não é somente cuidar do fluxo de caixa do mês ou do atendimento ao cliente. É claro que esses são pontos importantes para o sucesso da sua loja de materiais para construção, mas não são os únicos. 

Assim, sempre que possível, faça uma análise da situação financeira da loja de forma geral. Lembre-se de incluir o aluguel, folha de pagamento, valor do estoque, impostos, fluxo atual do caixa e qualquer outro custo adicional que você tenha com a loja. 

Reunir esses valores te darão clareza sobre a atual situação financeira da sua loja e quais pontos necessitam mudar. 

Conclusão

Esses são alguns pontos importantes  que devem ser considerados para uma boa gestão financeira da sua loja de materiais de construção. Outra solução é utilizar um sistema de gestão para sua empresa, e com o BITIS você controla seu fluxo de caixa, administra despesas e receitas, realiza suas vendas e mantém o controle de seu estoque. Tudo em uma única plataforma online e que pode ser acessada de qualquer lugar ou dispositivo.

Quer saber mais? Entre em contato com nosso time comercial e informe que leu este artigo para receber uma condição exclusiva.

voltar

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin