O que é identidade visual da marca e como ela impacta seu negócio

Postado em 20 de abril de 2021

Finanças e vendas

Tempo de leitura: 5 minutos

Identidade visual é um conceito importante para os modelos de negócios atuais, pois objetiva a comunicação clara e intuitiva com o público-alvo. 

Desenvolvê-la é uma estratégia imprescindível para as empresas que desejam ser reconhecidas no mercado. Pois, pode ser uma tática inteligente para gerar melhor posicionamento de marca e impulsionar as suas vendas.

Nesse sentido, o conjunto de elementos gráficos, criados de forma inteligente e inovadora para representar a marca, é capaz de facilitar a comunicação com o público. Assim, os gestores terão inúmeras vantagens para elevar a competitividade.

Portanto, se você deseja que o seu negócio se destaque da concorrência e esteja sempre na preferência dos clientes, criar uma identidade visual é fundamental. 

Continue a leitura deste post e saiba o conceito da identidade visual e como ela pode impactar os resultados de venda da sua empresa!

O que é a identidade visual da marca?

A identidade visual de uma marca consiste em um conjunto de elementos gráficos e visuais que representam a empresa, produto ou serviço. Ela é responsável por criar a essência do negócio, transmitindo seus valores, propósitos e até a visão da sociedade.

Os principais aspectos que a compõem são:

  • logotipo;
  • fonte;
  • cores;
  • design;
  • tipografia — processo de criação e aplicação de caracteres, estilos, formatos e disposição visual de palavras;
  • materiais de divulgação;
  • redes sociais. 

Como é possível perceber, esses são itens que entram em contato direto com o público-alvo, seja nas mídias digitais ou impressas.

Em outras palavras, ela é formada por componentes que destacam a personalidade da marca e suas qualidades, deixando-a única e interessante. Portanto, o design e uso correto de estratégias visuais são os pilares para uma criação bem-sucedida.

Qual o impacto na estratégia de negócio?

Grandes marcas mundiais são reconhecidas pelos consumidores por meio dos seus logotipos e slogans. Isso demonstra a eficiência da estratégia de promover uma marca utilizando a identidade visual, gerando um forte relacionamento de identificação.

Assim, trabalhar com a identidade visual proporciona impactos significativos nas estratégias de negócios, sendo o principal a possibilidade de definir, de maneira prática, visual e instantânea, quem é a empresa e o que ela oferece no mercado.

Com o tempo, a proposta da marca vai permanecer na mente dos consumidores, facilitando o desenvolvimento de estratégias comerciais para alcançar os objetivos. Além disso, ela influenciará na decisão de compra dos clientes.

Quais os benefícios da identidade visual?

O nível de exigência dos consumidores aumentou consideravelmente e hoje é preciso oferecer mais do que qualidade nos produtos e serviços para construir boa reputação. A imagem da marca, incluindo o logotipo, valores e marketing, são decisivos para aprimorar a experiência do cliente.

Nesse contexto, a identidade visual promove benefícios essenciais para o negócio se destacar em um mercado extremamente competitivo. A seguir, veja as vantagens de contar com essa estratégia!

1. Atrair o público certo

Ao criar uma identidade visual para a empresa, você transmite, de forma subjetiva, os pontos fortes e a imagem do negócio. Dessa forma, a estratégia é atrair o público certo, que atenda perfeitamente a proposta dos produtos e serviços comercializados.

É uma forma de apresentar a marca para os clientes e mostrar que a empresa tem tudo para superar as expectativas. Portanto, a identidade visual pode ser considerada como o princípio da experiência do cliente.

2. Consolidar o posicionamento da empresa

O posicionamento de marca é primordial para a sobrevivência do negócio, pois remete ao lugar que a empresa ocupa na mente dos clientes. Sendo assim, influencia diretamente nos resultados e na saúde financeira.

Com a identidade visual é mais fácil consolidar o posicionamento da marca, pois os clientes passam a olhar a empresa como referência. Com isso, a tendência é ganhar espaço no mercado e gerar resultados positivos.

3. Fortalecer a marca 

Com o avanço da tecnologia, o comportamento dos consumidores mudou e eles passaram a utilizar as mídias sociais e serviços online na grande parte do dia. Considerando esse fato, é o cenário ideal para aplicar estratégias e garantir que a empresa permaneça próxima do público.

A identidade visual é um aspecto indispensável para fortalecer a marca. Quando desenvolvida de forma inteligente e inovadora, é um atributo que se destaca no marketing, principalmente no meio digital, e conquista o reconhecimento do cliente.

4. Fidelizar clientes

Para conquistar a fidelidade dos clientes é necessário contar com diversos fatores, como:

  • a qualidade dos produtos e serviços;
  • atendimento personalizado;
  • bom pós-venda;
  • preços competitivos;
  • entre outros quesitos.

Nesse contexto, a identidade visual tem um peso significativo, pois facilita que o público identifique sua marca e saiba onde encontrá-la. Um logotipo bem elaborado fixa na mente das pessoas e direciona para os pontos de venda.

5. Grande diferencial competitivo

O mercado é bem concorrido em todos os segmentos da economia. Isso significa que contar com estratégias para se destacar é fundamental para ter resultados sempre melhores.

A identidade visual bem elaborada e conforme as estratégias da empresa é capaz de transmitir os diferenciais competitivos com clareza e objetividade. Assim, o resultado será uma marca forte, reconhecida e com total possibilidade de se destacar da concorrência.

6. Impulsiona os resultados

Investir em uma boa identidade visual contribui para impulsionar as vendas e o crescimento da empresa, o que é uma consequência de um bom planejamento estratégico e fidelização dos clientes, ou seja, é decisivo para melhorar as receitas.

Além disso, uma imagem bem projetada no mercado proporciona a redução de custos, já que o investimento para prospectar novos clientes diminui. De certa forma, a identidade visual promove uma marca bem estabelecida e sólida — requisitos básicos para o sucesso.

Exemplos de sucesso com a identidade visual

O uso de uma identidade visual bem planejada é notável em diversas empresas, no Brasil e no mundo. Assim, elas tornaram-se exemplos de que a estratégia funciona e tem capacidade de promover uma marca a um patamar elevado.

A seguir, veja alguns exemplos para se inspirar!

Simbolização da identidade visual da Apple

1. Apple

A empresa norte-americana tem uma forte conexão com os consumidores. Além da qualidade incontestável, a logomarca e design são famosos mundialmente, sempre com uma identidade visual inovadora e única. É por esse e outros motivos, que ela está entre as melhores empresas do mundo.

Simbolização da identidade visual do Starbucks

2. Starbucks

A famosa franquia de cafés Starbucks é outro exemplo de identidade visual que faz sucesso em nível mundial. Apenas pela logomarca, todos os clientes são capazes de identificá-la e associá-la com a sua qualidade e excelência.

Simbolização da identidade visual da Natura

3. Natura

A gigante dos cosméticos é outra empresa que dispensa apresentações quando o assunto é excelência na identidade visual. É uma empresa que conquistou um espaço forte na mente dos clientes, tudo com a contribuição de uma inovação em identidade visual.

Além desses exemplos, inúmeras empresas souberam explorar a identidade visual e se tornaram referência em nível nacional e internacional. Evidências que demonstram a necessidade de um planejamento inteligente, para conquistar os clientes e impulsionar o negócio.

Afinal, quando uma gestão empresarial desenvolve um trabalho inovador em conjunto com as ações de branding, é possível ter resultados surpreendentes. Por esse motivo, é imprescindível dar total importância à identidade visual, pois ela contribui significativamente para ter clientes fiéis e satisfeitos.

Agora que você viu a importância e benefícios de ter um bom posicionamento de marca, conte para nós se a sua empresa já tem uma identidade visual consolidada no mercado. Deixe aqui no comentário e conte-nos como foi sua experiência!

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