Marketing para pequenas empresas: 8 ações simples para alavancar seu negócio

Postado em 16 de março de 2021

Finanças e vendas

Tempo de leitura: 5 minutos

Criar estratégias de marketing para pequenas empresas pode abrir um importante caminho para o fortalecimento das relações com o público e estimular o crescimento do negócio.

Em micro e pequenas empresas, é comum que o marketing esteja nas últimas posições de prioridades de investimentos, pois muitos acreditam que é preciso primeiro gerar lucro, para só depois pensar nos custos.

Acontece que as ações para divulgação dos produtos e serviços são necessárias para aumentar a visibilidade, tornar a marca conhecida, criar um relacionamento de aproximação com o público e alavancar as vendas. Assim, com ações simples é possível implementar o marketing e impulsionar os resultados do seu negócio. 

Continue lendo este post e veja as nossas 8 dicas de como fazer os resultados da sua empresa crescerem para que ela se torne mais competitiva!

A importância do marketing para pequenas empresas

Independentemente do tamanho de uma empresa, o marketing será sempre uma porta de entrada para o público. Suas ações são voltadas para atrair e engajar pessoas que, de alguma forma, estejam associadas ao tipo de negócio. Por isso, é preciso fazer com que os produtos ou serviços da empresa sejam vistos pelos potenciais clientes. 

Segundo Philip Kotler, considerado o pai do marketing, o conceito se define como “o procedimento gerencial e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que desejam e necessitam por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor”.

Na prática, as pessoas vão demonstrar interesse e tomar a decisão de compra se tiverem como avaliar o custo-benefício de fazer qualquer tipo de negócio com a sua empresa. O ditado “o que não é visto, não é desejado”, faz todo o sentido nesse contexto.

Portanto, em cada campanha de marketing ou canal de divulgação, é essencial apresentar ao público todo o potencial da empresa e explorar suas especificidades, além de estimular o desejo e um sentimento de necessidade, são estratégias que nascem dentro do marketing. Voltando no conceito de Kotler, um marketing bem estruturado nem sempre precisa de grandes investimentos, mas sim criar ideias que gerem uma proposta de valor para o público.

8 ações para alavancar as vendas da sua empresa por meio do marketing

Há quem pense que o marketing é uma área elitizada, que trabalha com campanhas grandiosas e orçamentos robustos. Porém, é possível ter ideias criativas e que exigem pouco investimento.

Em muitos casos, a simplicidade é o segredo de sucesso de um negócio e, no meio da concorrência, vencerá a empresa que souber cativar o público e oferecer uma experiência diferenciada.

A seguir, elaboramos um mini guia com 8 dicas para ajudar você a compreender que o marketing para pequenas empresas pode ser eficiente mesmo com ações simples, e fazer dele seu maior aliado. Confira!

1. Conhecer o público

Para alcançar o público ideal com suas estratégias de marketing é preciso, primeiro, conhecer as pessoas e seus perfis. No geral, elas fazem parte do grupo de potenciais clientes com boas chances de estabelecer um vínculo duradouro.

Depois de saber para quem serão direcionados os esforços de marketing, será o momento de estabelecer uma comunicação direta e forte o suficiente para estimular que eles tomem alguma decisão a favor da empresa.

 2. Criar formas de se relacionar com eles 

O segundo passo é o momento de iniciar o relacionamento criando formas de ganhar a confiança do público. Entre brindes, cartão fidelidade, mensagens de aniversário, promoções e descontos, a escolha dependerá do perfil do público e das condições de investimento da sua empresa.

Ter uma previsão é importante para iniciar uma ação e continuá-la até o fim, sem se preocupar com a falta de verba. Por isso, o planejamento orçamentário, destinado às ações de marketing, é crucial para definir as condições e o valor disponível para cada campanha. 

3. Ter redes sociais e atualizá-las com frequência

As empresas que utilizam as redes sociais como forma de engajamento e aproximação do público-alvo, têm grandes chances para o seu sucesso. Isso porque, as redes como Facebook e Instagram são canais interativos e muito visitados.

O mesmo acontece com o LinkedIn e YouTube, em proporções maiores ou menores, conforme os objetivos da empresa. Entretanto, é preciso manter a constante atualização, com conteúdo relevante que tragam respostas e soluções para os usuários que estão sempre em busca de informações.

4. Participar de eventos

A participação em eventos, além de aumentar a presença da empresa no mercado, amplia o networking. Durante os eventos são plantadas pequenas sementes de relacionamento, visando uma boa colheita no futuro.

Criar e alimentar os relacionamentos profissionais é primordial, pois, na hora de lançar e divulgar uma campanha, esses números de contatos salvos serão úteis para a sua disseminação. Além disso, distribuir brindes com a logomarca da empresa pode render bons frutos.

5. Pesquisar ações da concorrência

A concorrência pode ser um termômetro e, também, uma inspiração. Dependendo do segmento e do tipo de negócio, os produtos e serviços são os mesmos, havendo a necessidade de criar estratégias que aumentem o seu poder competitivo.

Por isso, questione sobre o que a concorrência faz para atrair e reter um número elevado de clientes e quais são as ações e aplicações de marketing que chamam a atenção do público para fazer com que ele tome a decisão de compra.

Além disso, cuide das suas ações sem deixar de acompanhar o que seus concorrentes estão fazendo de diferente. O relacionamento é uma importante chave de sucesso das empresas, por isso, busque sempre saber como age a concorrência.

6. Responder comentários em redes sociais

Com a transformação digital, o comportamento do consumidor mudou e as redes sociais tornaram-se meios importantes de interação com o público. 

No geral, elas disponibilizam campos de interações, em que as pessoas podem fazer seus comentários com elogios, sugestões ou reclamações. Se a mensagem for negativa ou positiva, responda sempre.

Lembre-se de aproveitar todo e qualquer tipo de comentário. Eles são imprescindíveis para saber como anda a reputação da empresa e pode servir de base para a elaboração de estratégias que aumentem a satisfação do cliente, por exemplo.

7. Fazer pequenos impulsionamentos em redes como o Facebook

Se você souber explorar os recursos do Facebook, essa é uma rede que pode ajudar a impulsionar seu negócio. Com um investimento relativamente baixo, você terá a oportunidade de fazer anúncios que sejam vistos por um público amplo.

Depois de fazer uma postagem, você pode impulsionar a publicação utilizando o botão correspondente ao final de cada post na sua página. Com isso, aumentam as chances de visibilidade e atração de mais usuários para a sua página.

8. Cadastrar a empresa no Google Meu Negócio

Por meio do Google Meu Negócio, você pode cadastrar a sua empresa e mostrar para o mundo que ela existe, efetivando o registro local. Com ele, as pessoas poderão ver as principais informações, desde a sua localização até os dados de telefone, horário de funcionamento e tipo de negócio.

Essa é mais uma ação simples de marketing que fará sua empresa ganhar novos clientes e fortalecer o relacionamento com eles.


Como vimos, é possível criar estratégias de marketing para micro e pequenas empresas com um investimento simples. Ao final, basta um bom planejamento e aplicação das dicas que trouxemos neste post para que seus resultados comecem a aparecer e colocar sua empresa em evidência.

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