Merchandising para loja de ferramentas e materiais de construção, como fazer?

Postado em 29 de março de 2022

Finanças e vendas, Gestão de estoque

Ao longo dos últimos 5 anos, os consumidores vêm apresentando um comportamento diferente, estando cada vez mais presentes no mundo digital. Portanto, para alcançar estes clientes, é preciso tomar algumas medidas para aumentar o tráfego de clientes, chamar atenção das pessoas e, como consequência positiva, incrementar o volume de vendas. 

De modo geral, os empresários apresentam muitas dúvidas de como deixar a sua loja mais atrativa, com produtos mais sedutores e interligados para melhorar a experiência de compra de todos os consumidores.  Por isso, veja abaixo dicas de como trabalhar com propaganda.

O que é merchandising?

Merchandising é uma linha de atuação dentro do marketing que reúne diversas técnicas de planejamento e de exposição das mercadorias na loja, a fim de divulgar os produtos de forma mais efetiva levando a um aumento do número de itens comprados.

Loja de material de construção e ferramentas com aplicações do merchandising

É muito importante saber explorar todas as técnicas nas lojas de materiais de construção e ferramentas, para isso, é preciso entender quais são as suas aplicações no varejo.

Ao implementar o merchandising na loja, ele passa a cuidar de todos os aspectos visuais, como:

Layout

No layout será trabalhada a localização e tamanho dos balcões para realizar os atendimentos, corredores de produtos, prateleiras e bancas que precisam ser planejados conforme o fluxo de pessoas no processo de compra e a importância que você quer dar para cada produto. 

Um exemplo são os supermercados, onde temos ilhas no centro dos corredores com alguns produtos em promoção para destacar das prateleiras tradicionais. Ou até mesmo, uma prateleira com cores e enfeites personalizados com o produto em destaque.

Fachada da loja de material de construção

Nesse caso, as técnicas de merchandising serão aplicadas na aparência da fachada, incluindo muro, calçada, jardim, vitrine, letreiros, janelas e portas. Pois eles devem estar alinhados com a identidade visual da loja, sempre aparentando uma ótima conservação e organização. 

Vitrine

Uma das atribulações do visual merchandising é a estética da vitrine. Nela, estarão os produtos, devendo conter itens decorativos que façam referência ao visual da loja. 

Iluminação da loja de material de construção 

A iluminação da loja é um aspecto muito importante, pois ela pode influenciar no comportamento do consumidor na hora de comprar. A sessão de tintas, por exemplo, deve estar muito bem iluminada com luz branca, para não divergir das cores do mostruário.

Além disso, com a iluminação é possível direcionar o olhar do consumidor dentro da loja de material de construção para dar destaque aos produtos da loja, com spot de luz direcionados ao produto, ou ambientados para criar um contraste com as demais informações da sessão.

Ambientação

A atmosfera da loja é feita pela iluminação do ambiente e também com apoio a outros recursos, por exemplo, o aroma, elementos interativos e som. 

Imagine como pode ser interessante um pequeno mostruário dentro de sua loja com as opções de pisos e azulejos aplicados em uma sessão. Isso fará com que o cliente sinta a experiência ao ver na prática como é o produto aplicado.

A ambientação do local visa influenciar na decisão de compra do consumidor, uma vez que ele reproduz cenários do cotidiano, como um lavado, por exemplo. 

Exposição na loja de material de construção 

Algumas das funções do merchandising dentro da loja de material de construção é alinhar os produtos nas gôndolas promocionais, sendo identificados por categorias e preços. 

Sinalização

A sinalização dentro da loja de material de construção e ferramentas é para localizar os produtos, podendo ser por faixas de gôndola, adesivos de chão, móbiles, entre outros. 


Conclusão

Para vender é importante ter produtos identificados nas prateleiras, mas para atrair e cativar o cliente, a ponto dele se sentir confortável e querer passar mais tempo dentro de sua loja, é preciso criar um ambiente harmônico e intuitivo.
Utilizando essas técnicas de merchandising citadas acima, junto a uma boa estratégia e marketing para atrair os clientes para sua loja, você com certeza venderá mais.

Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais!

voltar

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin