O que é a Gestão 4.0?

Postado em 21 de setembro de 2021

Finanças e vendas

Tempo de leitura: 2 minutos

Com o crescimento das transformações digitais, os empresários estão diante de uma nova maneira de administrar e pensar em estratégias para o seu negócio. Nesse contexto, entra a Gestão 4.0, um conceito que alinha o negócio com o mercado e clientes atuais.

Conheça mais sobre a Gestão 4.0 e os impactos para sua empresa, assim como as estratégias mais modernas sobre esse tema até a data de publicação deste post (setembro de 2021). Vamos lá?

Definição de Gestão 4.0

A Gestão 4.0 é uma resposta às necessidades da quarta revolução industrial, até então a última etapa de desenvolvimento tecnológico, composta pelo implemento de diversas soluções digitais no trabalho e vida social das pessoas.

Como os processos estão usando bastante a tecnologia, os gestores precisam definir uma nova forma de gerenciar o seu negócio, tornando-o mais ágil, preciso e eficiente. 

É o caso, por exemplo, da mudança de liderança do empreendedor para com sua equipe, buscando oferecer aos clientes uma experiência de compra agradável em todas as etapas da negociação.

Princípios da Gestão 4.0

A Gestão 4.0 coloca o consumidor como figura central do processo de vendas, daí a importância de monitorar as suas atitudes e comportamentos, de forma a oferecer produtos/serviços adaptados à sua realidade.

Também estão incluídos nesse pacote a diversificação dos canais multiplataformas, isto é, uma rede de atendimento padronizada com todos os canais da empresa, como o WhatsApp, telefone, e-mail e redes sociais.

Por isso, a forma de atendimento ao seu cliente no ambiente do e-commerce e as redes sociais são de extrema relevância nessa estratégia.

Portanto, somente com o uso da tecnologia o empresário consegue otimizar as rotinas do seu estabelecimento, por meio da automatização dos dados e operações. 

Ademais, ele pode contar com o big data, um método de análise dos resultados da empresa, onde são cruzados diversos dados importantes que ajudam na tomada de decisões. 

Como aplicar a gestão 4.0 na minha empresa?

A Gestão 4.0 se baseia em três princípios básicos:

  1. Automatização dos produtos e/ou serviços;
  2. Integração de todos os departamentos da empresa;
  3. Digitalização dos processos do negócio.

É impossível falar de gestão 4.0 sem mencionar a automação dos processos, dado que uma empresa que se organiza de forma manual, têm dificuldade em gerir um certo volume de informações  dos clientes.

Portanto, uma empresa alinhada à gestão 4.0 é aquela que usa a tecnologia como ferramenta para facilitar o atendimento e as atividades burocráticas. 

Aqui, um sistema de gestão traz um melhor desempenho ao gestor, ao passo que melhora a produtividade do negócio, reduz o retrabalho de tarefas, aprimora o atendimento e amplia a segurança dos dados, que passam a ficar em um ambiente digital, livre de perdas ou furtos.

Conclusão

Como pudemos ver, a gestão 4.0 cresce a passos largos, o que significa que ela é uma tendência para as empresas do século XXI. 

Assim, buscando manter a competitividade, a empresa necessita atualizar sua rotina visando atender as rápidas transformações do mercado empresarial e, mais que tudo, melhorar a experiência do consumidor.

Para isso, contar com um sistema de gestão comercial, como o BITIS, pode facilitar a sua gestão comercial,  fazendo seu negócio ter um diferencial perante à concorrência.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!

voltar

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin