Planejamento financeiro para cabeleireiros, barbeiros e salões de beleza

Postado em 15 de março de 2022

Finanças e vendas

Muitas pessoas, por não conhecerem sobre o assunto, acabam deixando de lado o poder da gestão financeira, mas sua prática é muito importante para manter a saúde do seu negócio e fechar positivamente o mês. 

Veja a seguir algumas dicas que irão ajudar você a ter uma ótima noção de controle das finanças, para o seu negócio.

Faça diariamente o fluxo de caixa 

O fluxo de caixa mostra toda entrada e saída financeira de um comércio.  Para saber mais, vamos informar alguns passos a serem considerados:

  • Saldo inicial diário: É o saldo disponível no caixa ao início das atividades;
  • Entradas: Registro de todos os dados da entrada de recursos financeiros;
  • Saídas: Registro de todas as informações relacionadas à saída de dinheiro do caixa;
  • Saldo final diário: Total que você terá após a conferência do fechamento de caixa. 

Tenha um bom capital de giro

O capital de giro é composto pelos recursos (dinheiro, crédito, estoques etc.) que são necessários para bancar a liquidez, isto é, possibilitar que a sua empresa continue funcionando. 

Mas por que é importante o capital de giro?

Simplesmente por que ele vai garantir a saúde financeira da sua empresa, e por isso ele vai proporcionar:

  • Oferecer aos consumidores opção de vendas a longo prazo, parcelamento ou aguardar cair o valor vendido no cartão de crédito;
  • Manter estoques; 
  • Fazer o pagamento dos fornecedores, comprar matérias primas e mercadorias para revender, além de impostos, salários e outros custos ou despesas operacionais.   

Para ter um bom capital de giro você precisa:

1 – Identificar e cortar gastos;

Descubra gastos que podem ser diminuídos e faça o necessário para reduzi-los.

2 – Ter disciplina;

Não use seu capital de giro para cobrir despesas, a menos que seja absolutamente inevitável. Se tiver mesmo que fazer isso, reponha a mesma quantia assim que entrar dinheiro em caixa.

  1. Saber negociar com fornecedores e consumidores;

Ter uma boa relação com seus fornecedores fará com que consiga negociar melhores condições de pagamento que não afetem seu capital de giro, e prazos, pois ficar sem mercadoria implica em não vender ou gastos extras para encontrar um novo fornecedor de última hora. E com seus consumidores, você fideliza seus clientes e mantém uma base de vendas recorrente.

Antecipar recebimentos

Para ter mais dinheiro em caixa, você pode procurar instituições financeiras e receber delas os valores que teria somente no futuro. Mas, tome cuidado! Fique atento às taxas de juros cobradas por esse serviço e veja se realmente vale a pena para o seu negócio.

Faça controle de estoque

Também não podemos esquecer do controle de estoque. E é preciso organizar e controlar todos os insumos, produtos usados e vendidos no seu salão de beleza.

Você só conseguirá ter uma ótima gestão financeira se controlar de modo correto o estoque. Por isso, é importante que o inventário seja atualizado com regularidade. Isso vai te ajudar a conferir o que está disponível no salão.

Conheça os custos e despesas do salão

Muitas pessoas não sabem sobre o controle das suas despesas e receitas. Ao conhecê-las, fica mais fácil bater as metas do seu negócio.

Afinal de contas você deve saber como, por exemplo, que precisa de R $5.000,00 para se manter com aluguel, internet, luz, água, impostos, colaboradores, manutenção de equipamentos, tributos, entre outros. Então, a sua principal meta deve ser superior a essa quantia. 

Aprenda a precificar corretamente os serviços

Outra dica sobre como organizar o controle das finanças, é saber precificar corretamente os seus produtos e serviços. É essencial ter atenção com o assunto para evitar possíveis prejuízos financeiros.

Entenda o perfil de seu público alvo, o mercado e tenha domínio das suas despesas tributárias com cada tipo de produto.

Separe as contas pessoais das contas do salão

Não misture as finanças! Tenha uma conta empresarial, para que você possa movimentar todas as suas despesas e receitas do seu negócio.

Utilize um bom software

No início de um negócio, é normal utilizar métodos simples para organizar o controle das finanças de salões e barbearias. 

Utilizar da tecnologia para facilitar a gestão no salão, ajuda muito desde o agendamento de clientes, organização de orçamento, despesas, pagamento de funcionários, estoque dentre tantas outras demandas de gestão. Tudo de forma simples, e fácil. 

Utilize um sistema completo para a gestão de seu salão ou barbearia. Com o BITIS você cuida do fluxo de caixa, controle estoque de produtos e também realiza agendamento para o atendimento dos seus serviços.

São todas as funcionalidades que você precisa em único sistema.

Conclusão 

Saber como organizar o controle das finanças no setor de beleza é um fator essencial para manter a organização e lucratividade. Assim como essas dicas, existem outras soluções que podem ajudar você, microempresário. Confira também super dicas para equilibrar as finanças do seu negócio!

voltar

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin