Saiba como evitar o prejuízo de peças paradas no estoque

Postado em 03 de maio de 2022

Finanças e vendas

Uma das maiores dificuldades do varejo, incluindo o comércio de vestuário, é realizar as compras no momento e na quantidade certa, além de gerenciar adequadamente o estoque. Por um lado, comprar de menos pode reduzir as possibilidades de venda, por outro, comprar além do que o seu negócio consegue vender trará prejuízos consideráveis. O ideal é encontrar um equilíbrio. Mas, o que fazer quando a sua loja já possui peças paradas no estoque?

Neste artigo, nós vamos falar sobre como evitar e como lidar com o estoque parado.

O prejuízo das peças paradas no estoque

Saber comprar é tão importante quanto saber vender. Se você compra uma quantidade de produtos acima do que a sua loja consegue vender, o lucro sobre as peças que foram vendidas pode não superar o desperdício com as peças compradas que ficaram paradas. Você terá também o dilema de como armazenar essas peças e todos os custos relacionados.

Alguns prejuízos do estoque de roupas parado são:

  • Investimento desperdiçado em produtos que não vendem.
  • Gastos com armazenamento e manutenção do espaço.
  • Desvalorização dos produtos adquiridos.
  • Eventual perda de produtos.
  • Problemas de produtividade e organização.

Peças paradas no estoque: O que fazer?

O ideal é evitar, mas se você já está com peças paradas no estoque, utilize as dicas a seguir para resolver o problema, ter o mínimo de prejuízo ou, até mesmo, conseguir recuperar o lucro.

A primeira saída que vem à cabeça da maioria dos negociantes é aplicar uma redução drástica nos valores de venda, mas isso nem sempre é necessário. Confira as opções:


Liquidações

A liquidação ou queima de estoque é mais indicada para as peças sazonais ou as que estiverem saindo de moda. Aplicar descontos massivos nessas peças é uma forma de evitar a perda desses itens e ainda conseguir o investimento de volta. 


Combos

Combos de produtos são atrativos porque são uma oportunidade de comprar mais barato. Você pode criar combos com algumas peças que não estão com um problema de estoque, combinando com as peças que estão paradas. O desconto no combo, referente à peça parada, é o suficiente para rebaixar o preço do conjunto, ajudando a eliminar o excesso de estoque e ainda impulsionar a venda de outras peças da loja.


Oferta direcionada

Se você já tiver dados a respeito de quem são os seus consumidores e quais são as características de cada grupo, pode oferecer peças paradas específicas a cada um desses grupos. Isso pode ser feito diretamente aos seus clientes habituais, ou, por meio de campanhas de anúncios direcionadas ao público com as mesmas características.


Acordos com fornecedores

Converse com o seu fornecedor a respeito da possibilidade de devolução ou da troca dos produtos parados. Isso fará com que você possa compreender quais são as opções que estão à sua disposição.

Tempo ideal

Parte de uma estratégia de vendas está relacionada com o timming. Para a mercadoria parada vale a mesma lógica. É necessário identificar a hora certa de realizar uma ação para evitar maiores perdas, lembrando que quanto mais tempo um produto permanece parado no estoque, menor será o seu lucro, ou maior o seu prejuízo.

Gerenciando o seu estoque

Realizar ações para evitar o prejuízo de peças paradas é uma consequência de falhas no gerenciamento de estoque. Se você ainda não passou por esse problema ou acabou de lidar com uma campanha de queima de estoque, é hora de organizar o seu negócio para evitar que isso aconteça.

Hoje em dia, o comércio de vestuário tem à disposição ferramentas online de gestão que podem ser a solução definitiva para o problema de mercadorias paradas no estoque. Elas permitem um controle do que entra e sai da loja, fornecendo também relatórios gerenciais que ajudam a definir o giro de produtos, a hora e a quantidade certa para comprar.

Gerenciar de forma adequada o seu estoque é a resposta para evitar mercadorias paradas e maximizar o potencial de lucros do seu negócio.

O BITIS é um sistema online de gestão para o varejo de vestuário, com facilidade de operação e um baixo investimento.

Cheque as vantagens e características de nosso sistema e dê adeus ao problema de peças paradas no estoque!

voltar

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin