Certificado digital: descubra o que é e sua importância!

Postado em 03 de novembro de 2020

Fiscal e tributário

Tempo de leitura: 2 minutos

O Certificado Digital é indispensável na rotina de emissão de notas fiscais das empresas. A tecnologia de certificação digital permite realizar transações eletrônicas de forma segura e confiável.

Embora faça parte do dia a dia dos empresários, é comum surgirem dúvidas a respeito do conceito e particularidades relacionadas ao Certificado Digital.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo especial com dicas e informações úteis sobre o assunto. Confira! 

O que é um Certificado Digital?

Um Certificado Digital é um arquivo eletrônico que contém uma assinatura digital com os dados da empresa. Por meio dele, pode-se acessar informações fiscais, realizar transações no meio eletrônico e assinar documentos online de forma segura.

A utilização da certificação digital garante a segurança de transações financeiras, como a emissão e validação da nota fiscal. Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem utilizar um Certificado Digital.

Todas as empresas que realizam operações fiscais devem ter o Certificado Digital. Ele é utilizado para garantir a segurança das transações eletrônicas, mantendo tanto a empresa quanto o fisco seguros em relação à legalidade dos documentos.

Aqui, é importante destacar que o certificado é fundamental para emitir a Nota Fiscal Eletrônica, já que ele faz a autenticação da identidade do emissor.

Quais são os tipos de Certificado Digital?

Existem dois tipos de Certificado Digital: A1 (válido por 1 ano) e A3 (válido por 3 anos). Confira as principais características de cada um deles.

Certificado Digital A1

No Certificado Digital A1 o arquivo é digital, sendo que o empresário pode acessar de qualquer lugar, sem a necessidade de compartilhar senha com terceiros.

Além disso, ele é facilmente integrável com um emissor de Nota Fiscal Eletrônica. Em alguns casos, não há necessidade de instalar no dispositivo (computador ou celular), já que pode-se apenas vinculá-lo ao sistema de geração de nota fiscal.

Certificado Digital A3

O Certificado Digital A3 é um dispositivo físico, também conhecido como token. Geralmente, tem um formato muito parecido com um pen drive, mas também existem alguns modelos em formato de cartão.

Ao utilizá-lo, existe a necessidade de manter o dispositivo conectado ao computador e de transportá-lo sempre que for utilizar. Além disso, toda vez que o usuário acessar deve digitar a sua senha de acesso — além da necessidade de informar suas senhas para terceiros, caso eles precisem utilizar.

Afinal, qual Certificado Digital escolher?

Sem dúvidas, o mais recomendado é adquirir o certificado A1, já que ele é um arquivo digital, que permite o acesso seguro pelo proprietário de qualquer lugar, sempre que for necessário.

Também é importante ressaltar que, por conta da sua prática integração com um emissor de Nota Fiscal Eletrônica, a escolha por esse certificado poupará esforços na sua empresa.

Como obter o Certificado Digital?

Para obter o Certificado Digital você deve entrar em contato com uma Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP Brasil).

A Autoridade Certificadora deve estar registrada e ser autorizada pela ICP. Isso vai garantir a segurança com relação à legalidade e procedência do Certificado adquirido.

Como um sistema emissor de notas fiscais pode ajudar no dia a dia do seu negócio?

Um sistema emissor de notas fiscais, como o Bitis, faz toda a diferença na gestão financeira e no planejamento estratégico da sua empresa. Confira alguns benefícios:

  • integração com seu contador;
  • facilidade na emissão das notas;
  • consulta às notas fiscais emitidas;
  • emissão notas fiscais de qualquer natureza de operação;
  • realização do cadastro automático de produtos;
  • e muito mais!

Como você pôde ver, o Certificado Digital é parte fundamental na emissão de notas fiscais de forma segura. Gostou deste artigo? Então, aproveite para se cadastrar em nossa newsletter e receber nossos conteúdos em primeira mão!

voltar

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin