Como adquirir o SAT Fiscal

Postado em 16 de novembro de 2021

Fiscal e tributário

Tempo de leitura: 2 minutos

O SAT Fiscal é um dispositivo que trabalha com os cupons fiscais emitidos por uma empresa. No caso, ele faz a ponte entre os cupons emitidos pela empresa e a SEFAZ, autenticando e transmitindo todos os cupons, e recebendo retorno desse órgão.

Tendo em vista a legislação aprovada em 2017, diversos negócios ficam obrigados a usar esse equipamento que, ainda causa bastante dúvida entre os empreendedores.

Neste conteúdo, vamos apresentar algumas informações básicas sobre esse equipamento, inclusive as formas de adquiri-lo.

Vamos lá!

Como o SAT Fiscal funciona?

Como foi mencionado, ele transmite os cupons das empresas para a SEFAZ, sendo seu mecanismo de funcionamento descrito a seguir:

1 – Uma venda é realizada através do software de gestão.

2 – Os dados para gerar o cupom fiscal são enviados para o SAT.

3 – O cupom fiscal Cf-e é gerado e armazenado no aparelho.

4 – O software de gestão recebe o cupom fiscal e envia para a impressora.

5 – Através da internet o aparelho SAT envia o cupom para a SEFAZ em até 24hs

Qual a faixa de preço desse equipamento?

Para que o negócio opere dentro das normas, é necessário, por lei, ter o equipamento ativo e funcionando corretamente, alguns lojistas optam por instalarem 1 aparelho SAT de reserva, para caso de uma dificuldade técnica não perderem nenhuma venda! Mas isso não é obrigatório. 

Quanto aos preços, pode-se encontrar diversos valores no mercado, uma busca rápida na Amazon Brasil e no Google no final do ano de 2021, revelou uma faixa de preço de R$ 579 – R$ 840 (considerando somente o aparelho SAT, sem a impressora).

Quais são as melhores marcas do mercado?

Por se tratar de um equipamento simples e padronizado, o que muda de uma marca para a outra são alguns detalhes como, quais tamanhos de bobina que aceita, se corta o cupom após impressão, se é bi-volt. Mas no geral o funcionamento é o mesmo.

Algumas das principais marcas e suas vantagens são as seguintes:

  • Elgin: é uma das marcas mais difundidas no mercado, apresentando um ótimo custo-benefício. É a marca com os menores preços, tanto do SAT Fiscal quanto dos pacotes com impressora térmica. O prazo de garantia é de 12 meses.
  • Bematech: os produtos dessa marca tendem a ser um pouco mais caros, e uma das explicações é a garantia de 36 meses. Essa marca tem muita história no ramo de automação.
  • Tanca: com preços medianos, essa marca tem como forte a leveza de seus aparelhos. A garantia oferecida cobre um total de 12 meses, e os equipamentos pesam na faixa das 150 gramas.

Como implantar essa tecnologia?

Em resumo, a implantação é bastante fácil, requisitando apenas os seguintes elementos:

  1. Software de gestão.
  2. Impressora fiscal.
  3. Aparelho SAT Fiscal.

Para operar com o equipamento, basta conectar todos os sistemas à internet e à energia elétrica, assim como realizar eventuais configurações.

Esse equipamento é obrigatório na sua empresa?

Se sua empresa está no estado de São Paulo, fatura mais de 60 mil por ano através de venda de produtos, o SAT Fiscal é sim obrigatório. Caso contrário, o negócio está isento de obrigação, podendo utilizar talões fiscais.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nosso time de especialistas!

voltar

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin