Como emitir nota fiscal? Veja o passo a passo!

Postado em 15 de setembro de 2020

Finanças e vendas, Fiscal e tributário

Tempo de leitura: 3 minutos

Toda empresa que atua na legalidade deve estar atenta às normas tributárias, fiscais e contábeis. Nesse sentido, uma das obrigações é justamente emitir nota fiscal, tanto para venda de mercadorias quanto para a prestação de serviços. Mas como emitir uma nota fiscal? Quais são os principais cuidados e regras que devem ser seguidos?

Neste post, você vai ter acesso a um passo a passo simples que poderá ajudar na rotina de emissão das notas fiscais na sua empresa. Acompanhe e entenda!

Verifique o tipo de nota fiscal a ser emitido

Antes de pensar em começar a vender produtos ou prestar serviços, é imprescindível que você busque o suporte de um contador. Esse profissional vai orientar você tanto na legalização das suas atividades quanto na determinação do tipo de empresa e regimes de tributação.

O tipo de atividade vai determinar qual nota fiscal será emitida, por isso, o contador é muito importante, já que ele oferece toda a base contábil para que você trabalhe de forma adequada, cumprindo a legislação.

Em muitos casos, o contador vai auxiliar também nas etapas seguintes, mas isso vai depender das particularidades de cada situação. Por isso, explicaremos quais são as próximas etapas para começar a emitir notas fiscais na sua empresa.

Cadastre a sua empresa na Secretaria da Fazenda

Se a sua empresa atua no setor de venda de produtos, o cadastro deverá ser feito na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do Estado, porém, se o seu negócio é de venda de serviços, o cadastro deverá ser realizado na SEFAZ do município.

É a partir desse cadastro que a sua empresa ganha uma espécie de autorização para emitir notas fiscais e recolher os tributos relativos às atividades prestadas.

Antes de seguir para o próximo passo, lembre-se de verificar se o cadastro fiscal da sua empresa junto aos órgãos públicos está em dia.

Adquira um certificado digital

Depois de realizado o cadastro na SEFAZ competente, o empresário deverá providenciar a emissão de um certificado digital.

O certificado deve ser utilizado em toda operação realizada pela empresa no meio digital. No caso específico das notas fiscais, ele é utilizado para garantir a total segurança das transações eletrônicas, mantendo a empresa e o fisco protegidos, além do fato de conter a assinatura da empresa.

Utilize um sistema emissor de notas fiscais

Depois de ter o seu cadastro e autorização para emissão de notas fiscais junto à SEFAZ e de estar com o seu certificado digital em mãos, você está quase pronto para começar a emitir suas notas.

Agora, basta ter um sistema de emissão de notas fiscais. Quando foram lançadas as notas fiscais eletrônicas, a SEFAZ oferecia um emissor gratuito, entretanto, ele foi descontinuado e agora é responsabilidade das empresas adquirir um sistema próprio. Vale ressaltar que alguns estados brasileiros exigem que o empresário adquira o SAT Fiscal para estar de acordo com a legislação.

O Bitis é um sistema de gerenciamento totalmente online, que atende micro e pequenas empresas, oferecendo funcionalidades que auxiliam em toda gestão financeira, administrativa e fiscal.

De forma amigável, intuitiva e interativa, o empresário tem em mãos um sistema que permite a emissão de notas fiscais e auxilia no gerenciamento do negócio, com funcionalidades como emissão de notas fiscais de produtos e serviços, emissão de boletos, envio automático de informações ao contador, controle de vendas, controle de finanças, controle de estoque, entre outros.

Emitir nota fiscal é uma tarefa relativamente simples, mas é importante ter em mente que cada empresa tem suas particularidades, por isso, o primeiro passo é buscar o suporte de um contador. Depois, basta fazer o cadastro nos órgãos competentes e realizar a solicitação do certificado digital. Com tudo isso em mãos, você escolhe um emissor de notas fiscais e já consegue comercializar os seus produtos e serviços no mercado.

Gostou de saber como emitir uma nota fiscal? Então, entre em contato conosco e solicite uma demonstração do sistema Bitis.

voltar

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin