Tributação para salão de beleza, como funciona?

Postado em 26 de abril de 2022

Fiscal e tributário

O pagamento de impostos gera dúvidas comuns aos negócios de toda espécie, principalmente entre aqueles que não possuem uma grande estrutura. Escolher adequadamente a forma de tributação é imprescindível para o pagamento de menores impostos e para a regularização do seu negócio com o salão de beleza.

Neste texto, nós veremos como funciona a tributação para os salões de beleza, além de uma dica para pagar menos impostos que só é válida para esse tipo de negócio. Não perca!

tributação salão beleza cabelereiro barbearia

Quais são os regimes tributários para salão de beleza?

A tributação mais vantajosa e, por isso, também a mais comumente aplicada aos salões, é pelo regime do Simples Nacional. No entanto, é necessário checar, em primeiro lugar, se o seu negócio se enquadra nos requisitos do Simples.

O mais importante deles é que a sua empresa não pode ter um faturamento superior a 4,8 milhões de reais por ano, por isso, o Simples costuma ser adotado pela maioria das micro e pequenas empresas.

O Simples Nacional tem alíquotas reduzidas para o cálculo dos impostos e é bem simples (como o próprio nome diz) de declarar, bastando apenas o preenchimento de um único documento, o DAS.


Outros regimes tributários são:

LUCRO PRESUMIDO – Para médias empresas, com faturamento anual até 78 milhões de reais, com margem de lucro acima da média do mercado e baixo custo com a folha de pagamento.

LUCRO REAL – Para grandes empresas que faturam acima de 78 milhões por ano, que possuem baixa margem de lucro e que comercializam itens com incentivos fiscais.

Mas nós vamos ver a seguir porque o Simples é especialmente vantajoso para os salões de beleza.

Simples Nacional para salões de beleza

Esse tipo de atividade tem um grande benefício no que se refere ao cálculo dos impostos pelo Simples Nacional, que é determinado pela Lei do Salão Parceiro. Veja como funciona.

Para qualquer outro tipo de prestador de serviços vinculado ao Simples, o imposto é calculado de acordo com o que o prestador recebe. Ou seja, se a empresa recebeu 100 Reais por um serviço, o imposto será calculado sobre esses 100 reais.

Já para a empresa que presta serviços de salão de beleza, seja de cabelereiro, barbeiro, manicure, maquiador ou esteticista, entre outros, é possível descontar o valor pago ao profissional, por exemplo:

  • O cliente paga 100 reais por um corte de cabelo.
  • O salão repassa 40 ao profissional que executou o serviço.
  • O imposto é calculado em cima de 60 reais, ou seja, apenas o que ficou com o salão.

Requisitos para a tributação com a Lei do salão parceiro

Para se beneficiar desse tipo de tributação aplicável aos salões de beleza, existem alguns requisitos:

  • Salão com CNPJ sob o regime do Simples Nacional
  • Profissionais do salão devem ser pessoas jurídicas, com CNPJ (podem ser MEIs)
  • Deve ser firmado um contrato de parceria entre o salão e o profissional
  • O contrato deve ser homologado no Sindicato da categoria ou na Secretaria de Trabalho

Nesse contrato deve constar o percentual de recebimento, como e quando ocorrerão os pagamentos, quais são os direitos do parceiro e as possibilidades de rescisão.

Vale salientar que esse contrato não será reconhecido como um vínculo empregatício.

Seu salão em dia com os impostos

Nem todo salão de beleza pode contar com profissionais especializados, que realizem todo o trabalho relacionado às questões fiscais. Porém, é imprescindível estar em dia com os tributos, prazos e com o preenchimento correto dos documentos relacionados, para evitar o recebimento de multas, além de problemas com a Receita Federal.


Essa é uma das formas com que o sistema de gestão online para micro e pequenas empresas da Bitis pode ajudar o seu salão de beleza!

Com um completo controle financeiro e fiscal, nosso sistema vai gerar ordens de serviço com as comissões individuais, relatório de lucratividade e todos os documentos fiscais que o seu negócio precisa. Além disso no BITIS, você agenda o atendimento do seu salão de acordo com os horários e funcionários disponíveis em sua empresa, tendo total controle da agenda, tempo de serviço e valor a ser comissionado pelo atendimento.

Você conta ainda com cadastro e controle de clientes, controle de estoque, de vendas, relatórios e muito mais. Conheça o sistema Bitis e fique em dia com a Receita Federal.

voltar

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin