Você conhece quais são os regimes tributários para o comércio de vestuário?

Postado em 22 de março de 2022

Fiscal e tributário

O planejamento tributário e o controle fiscal são itens fundamentais para o sucesso de qualquer tipo de negócio. Por isso, se você está no ramo do comércio de vestuário, também poderá se beneficiar das informações que trazemos neste artigo.

Falaremos dos regimes tributários para as empresas que atuam no setor de vestuário, da importância do planejamento tributário, e do controle fiscal e, além disso, daremos uma dica de como realizar essas tarefas de forma prática e de baixo custo. Confira!

A importância do controle fiscal

Com o planejamento tributário, é possível reduzir, de forma legal, a carga dos tributos a serem pagos anualmente pela sua empresa. Mas é através do controle fiscal, que toda a documentação necessária para uma correta declaração e a posterior apuração dos tributos é manejada. Portanto, sem o controle fiscal, é impossível realizar um planejamento tributário e, dessa forma, reduzir as despesas da sua empresa com o pagamento de impostos.

Mantendo em dia toda a sua documentação fiscal, a empresa garante o cumprimento das obrigações tributárias, evita a incidência de multas e ainda torna possível a obtenção de benefícios fiscais.

Regimes tributários para o comércio de vestuário

Muitas empresas acabam enquadrando a sua empresa em um regime tributário inadequado. Assim, mesmo que façam corretamente um planejamento tributário e um controle fiscal, podem acabar pagando maiores impostos do que precisariam. Confira a seguir algumas características dos principais regimes tributários aplicáveis ao comércio de vestuário.

Para micro e pequenas empresas – Simples Nacional

Se a sua loja de roupas fatura até 4,8 milhões de reais anuais, o Simples deve ser considerado. Ele tem alíquotas de impostos reduzidas e uma declaração unificada que é mais fácil de ser preenchida, o DAS – Documento de Arrecadação do Simples.

Algumas características das empresas que se beneficiam do Simples:

  • Possui média ou alta margem de lucro
  • Possui um baixo custo operacional
  • Folha de pagamentos é grande parte das despesas
  • Não comercializa no atacado
  • Não é indústria de vestuário

Para médias empresas – Lucro presumido

O regime de lucro presumido calcula os impostos por estimativa, por isso é indicado para empresas com lucro acima da média nacional no comércio de vestuário. Pode ser adotado por empresas com lucro anual de até 78 milhões por ano.

Algumas características das empresas que se beneficiam do Lucro presumido:

  • Possui margem de lucro acima do mercado
  • Possui baixo custo operacional
  • Folha de pagamentos tem pouca participação nas despesas
  • Comercializa itens com Substituição Tributária

Principalmente para grandes empresas – Lucro Real

Regime obrigatório para empresas com faturamento acima de 78 milhões de reais ao ano, é indicado apenas para certos casos, como os que vemos a seguir:

  • Baixa margem de lucro ou possibilidade de prejuízo
  • Custos operacionais elevados
  • Comercialização de itens com incentivo fiscal
  • Comercialização de itens com Substituição tributária

Como fazer o controle fiscal no comércio de vestuário

Conforme mostramos aqui neste artigo, um bom planejamento tributário começa na escolha do regime tributário mais vantajoso, de acordo com as características da sua empresa, e depende também de um controle fiscal adequado.

Sabemos, no entanto, que o dia a dia do seu negócio já toma tempo demais e que contar com pessoal especializado para a contabilidade pode ser financeiramente inviável. Então como manter o controle fiscal?

Isso é possível utilizando um sistema de gestão online!

Nós, da Bitis, oferecemos planos que cabem no orçamento da sua empresa. Além de proporcionar um prático controle fiscal, nosso sistema conta também com PDV, cadastro de produtos, controle de estoque, emissor de notas fiscais, controle financeiro, relatórios gerenciais e muito mais.

Mas nós sabemos também que o empresário pode precisar de ajuda para conhecer e utilizar o sistema, por isso, oferecemos também todo o apoio e suporte com as necessidades do dia a dia do seu negócio.

Contate-nos e comece a controlar a sua empresa de verdade!

voltar

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin