Como montar estoque em salão de beleza, cabeleireiro e barbearia

Postado em 12 de abril de 2022

Gestão de estoque

A gestão de estoque ajuda a promover a organização e também o controle de todas as mercadorias. Além disso, com ela é possível compreender todas as demandas do estabelecimento, determinando as necessidades de abastecimento, ou seja, com um controle de estoque você evita ficar sem produtos para uso ou venda e também evita ficar com mercadorias “encalhadas” na prateleira.

Você, que está começando o seu negócio e deseja montar um estoque para o seu salão de beleza, mas não sabe por onde começar, saiba que está no lugar certo. 

Como montar estoque

O primeiro passo de como montar estoque é fazer um levantamento dos produtos que não podem faltar. 

Dessa maneira, você vai fazer uma lista estimativa da quantidade necessária para o uso mensal de produtos. Por exemplo, se você sabe que um tubo de tinta atende a pintura de cabelo de 1 cliente, e você atende 4 clientes no dia, atendendo 20 dias no mês, é preciso que você tenha em estoque 80 tubos de tintas para que consiga atender toda a demanda.

Com o passar do tempo, através da análise de inventário, a percepção começa a ficar mais clara. Desse modo, no início do empreendimento é preciso trabalhar com estimativas, além de considerar o espaço para armazenar os produtos. 

Cadastre os produtos para montar estoque 

Assim que entrar com os produtos na loja, o ideal é cadastrá-los para que o controle de estoque seja assertivo. 

Além disso, é preciso ter um espaço dedicado para o estoque para manter a organização e, até mesmo para evitar deixar caixas empilhadas na recepção ou no salão de atendimento.

Uma técnica que pode ser aplicada na montagem do estoque do seu salão é  o método FIFO, que significa usar e vender os primeiros produtos que estão no estoque. 

Uma maneira de aplicar essa técnica é definir um local para o armazenamento dos seus produtos por grupos.  Por exemplo, agrupar todas as tintas de cabelo em uma prateleira e, ainda nessa prateleira, podem haver subgrupos, como tinta com os tons de loiro, morenos ou ruivos. E para aplicar o método FIFO, você sempre repõe as novas mercadorias ao fundo da prateleira e deixa os mais antigos à frente. Assim você consegue se localizar e identificar com maior facilidade e rapidez. 

E lembre-se de realizar o inventário de estoque de maneira regular, 1 vez ao mês já é um bom começo.

Fornecedores

Procure ter uma boa relação com seus fornecedores, pois, além  da qualidade, variáveis como disponibilidade e tempo de entrega são essenciais para manter um estoque organizado, com produtos dispostos para uso e variedade para suas vendas.

Cuidado com excessos

No salão de beleza, não é só a falta de produtos que pode prejudicar o funcionamento do empreendimento. Uma vez que os excessos também podem trazer vários riscos, como, por exemplo, utilizar produtos fora do prazo de validade,  ou até mesmo, ocorrer desvios internos. 

Sem contar que o gasto desnecessário com os produtos pode prejudicar o fluxo de caixa. Por isso que a gestão de estoque é muito importante e não pode ser deixada de lado, muito menos, ser feita às pressas. 

Desse modo, o giro de estoque serve para auxiliar na administração do salão com mercadorias e frequências de vendas. Além disso, indica-se a qualidade dos produtos e quantidade vendida dentro de um certo tempo.

Com esses dados em mãos, é possível avaliar toda a saúde financeira do negócio, tornando uma gestão mais eficaz, com foco na lucratividade e na redução de custos. 

Automatize os processos de estoque

Automatizar os processos de estoque no salão de beleza como entrada e saída de produtos é um passo fundamental para ter o aumento de eficiência na empresa. 

Além disso, evita os erros e ganha economia de tempo. Portanto, utilize um software de controle de estoque, para manter toda a organização do empreendimento, por exemplo, o sistema BITIS. 

Para cada venda, é feita a baixa automática e o sistema consegue calcular rapidamente os itens do estoque, além de informar quando você deve realizar uma nova compra. 

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