Gestão 4.0: entenda como ela pode fazer sua empresa crescer

Postado em 24 de agosto de 2021

Gestão de estoque

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já ouviu falar da gestão 4.0? Sabe o que ela quer dizer? 

Antes de tudo, o termo 4.0 faz referência a 4ª Revolução Individual, a fase mais atual que a indústria e empresas no geral vêm passando, onde as tarefas manuais e profissões tiveram mudanças importantes.

Na gestão de um negócio, essa revolução tem sido bastante usada para atender a atual demanda do mercado. 

Então, continue a leitura e entenda a importância da gestão 4.0 para sua empresa e como ela pode usar esse método para alavancar o seu rendimento. Confira!

O que a gestão 4.0 tem a ver com a minha empresa?

A gestão 4.0 é uma forma prática de administrar um negócio, na qual o empresário procura atender com mais atenção às necessidades do cliente moderno

Logo, por se tratar de algo que interessa às pessoas, sua empresa precisa estar inserida nessa atualização.

Além disso, a tecnologia é o fator que mais impulsiona a gestão 4.0, pois ela funciona como um recurso visando seguir o novo perfil de consumidores, os quais buscam uma experiência agradável durante o processo de negociação.

A seguir, entenda melhor 4 pontos essenciais desse modelo de negócios, e saiba como aplicá-lo no seu estabelecimento. 

1. Relacionamento saudável com o cliente

Depois de muito tempo, as empresas começaram a entender que os clientes são a principal motivação do sucesso de seus produtos

Por isso, a gestão 4.0 reflete a importância de construir uma relação de confiança entre vendedor e cliente, pois somente assim é possível fidelizar esse consumidor.

Nesse sentido, a empatia deve prevalecer em todos os contatos com o cliente, seja ele um consumidor habitual ou novato. 

O principal objetivo é entender quais as urgências dele, para poder oferecer um tratamento amigável, evitando frustrações e solucionando problemas/necessidades.

2. Estratégia multicanal (omnichannel)  

A estratégia multicanal, traduzida do inglês omnichannel, significa formar uma rede de integração entre todos os canais de atendimento do seu negócio

Canais como redes sociais, WhatsApp, chat no site, e-mail, etc, precisam passar a mesma imagem e tom da marca, e é claro, sempre um bom atendimento.

Em outras palavras, imagine que um consumidor começa uma conversa pelo WhatsApp da empresa e depois retorna o contato pelo Facebook. 

O ideal aqui, é que a outra pessoa que for atender esse consumidor esteja por dentro do estágio de compra para evitar repetir informações, ou pior: passar um dado diferente do primeiro contato. 

Em resumo, a equipe precisa estar em harmonia e por dentro de tudo que for essencial para oferecer a melhor experiência ao cliente, afinal, é nessa primeira aproximação que muitas vendas acontecem. 

3. Uso da tecnologia

Se tem uma coisa que está totalmente ligada à Revolução Industrial, é a tecnologia. Tanto é que nunca houve um momento como agora, no qual a tecnologia esteve presente em todas as etapas do negócio, concorda?

É o caso, por exemplo, da automação de tarefas manuais feitas por um sistema de gestão comercial

Essa tecnologia aumenta a produtividade dos funcionários, reduz despesas e ainda favorece a qualidade das entregas.

Isso sem falar de diversas outras inovações, como emissão de documentos ilimitados, preenchimento automático de dados e muitas outras vantagens. 

4. Habilidades interpessoais (Soft Skills)

Soft Skills é um termo americano que significa as habilidades interpessoais da nova geração. E quando falamos de gestão 4.0, essas habilidades são bem requisitadas. 

Elas são diferenciais que os colaboradores precisam ter com o intuito de entregar melhores resultados para o negócio, favorecendo a boa reputação da empresa e elevando seu lucro.

Inteligência emocional, empatia, facilidade para ouvir feedbacks e ser flexível são algumas das capacidades emocionais mais urgentes na atualidade. 

Portanto, assim como as competências técnicas têm seu valor, é importante aperfeiçoar (e qualificar sua equipe, caso tenha) o lado emocional, tornando o atendimento mais humanizado

Conclusão

Como vimos, as empresas necessitam desenvolver um novo hábito de comercializar seu produto/serviço, e a gestão 4.0 pode ser uma ótima maneira de iniciar essa modernização.

Isso quer dizer que o que está dando certo deve continuar, ao mesmo tempo que é necessário ser flexível e se adaptar às novas demandas do cliente atual. 

Com toda a certeza, uma forma de manter sua empresa atualizada e alinhada com as novas exigências, é utilizando um software de gestão comercial, como o BITIS, um sistema gerador de relatórios precisos sobre o seu negócio, o ajudando na definição das estratégias de vendas.

E então, você já conhecia algum dos principais da gestão 4.0? Compartilhe este conteúdo com seus amigos e espalhe conhecimento!

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