Giro de estoque: aprenda o que é e como calcular o da sua empresa

Postado em 06 de janeiro de 2021

Gestão de estoque

Tempo de leitura: 3 minutos

Manter um controle eficiente do giro de estoque permite ao empresário administrar suas mercadorias de forma estratégica, levando em consideração as vendas realizadas, as demandas do mercado e a aplicação inteligente dos recursos financeiros.

Mas não é apenas isso! O uso do indicador favorece a gestão, uma vez que auxilia na redução dos custos, na otimização dos investimentos e no aumento do lucro.

Neste post você vai entender o conceito do giro de estoque. Preparamos dicas que mostram como ele deve ser feito na prática e seus benefícios. Você também vai aprender como calculá-lo e entender como um sistema comercial pode ajudar no controle do giro de estoque da sua empresa. Confira!

O que é giro de estoque?

O giro de estoque é um método adotado por empresas que pretendem verificar o desempenho do estoque. A partir dele, pode-se entender a qualidade dos itens armazenados, assim como as vendas realizadas em um determinado período.

Em suma, o giro de estoque é um indicador que pode ser utilizado pelas empresas como forma de identificar a disponibilidade de recursos financeiros. Com os resultados em mãos, o empresário terá insumos mais adequados para tomar decisões efetivas, direcionadas à sustentabilidade e crescimento do negócio.

Quais são os benefícios do giro de estoque?

O giro de estoque é um indicador que auxilia a medir a saúde financeira da empresa. Com base nas informações obtidas a partir do estudo, o gestor tem condições de avaliar os desafios e eventuais problemas no estoque, traçando estratégias e planos de melhoria.

Como calcular o giro de estoque?

Para calcular o giro de estoque é necessário avaliar as especificidades de cada empresa e as variáveis que serão utilizadas nesse cálculo. Para entender melhor, analisaremos o seguinte exemplo:

Uma autopeças vende aproximadamente 3 mil pneus ao ano. Sabemos que o estoque médio da loja é de 300 unidades desse produto. Logo:

  • estoque médio de pneus: 300 unidades;
  • vendas anuais: 3 mil unidades;
  • giro de estoque = vendas anuais / estoque médio
  • giro de estoque = 3000 / 300
  • giro de estoque = 10 giros por ano

No cálculo foi considerado o lapso temporal (intervalo) de realização, o número total de produtos vendidos e o volume médio de estoque — todos dentro do mesmo período.

Em suma, para chegar ao giro de estoque, é preciso dividir o número total de vendas realizadas pelo estoque médio. O resultado pode ser interpretado como o número de vezes em que o estoque foi renovado no período analisado. O exemplo visto mostra que o estoque de pneus da autopeças foi renovado 10 vezes no ano.

Comumente, esse cálculo é feito considerando o intervalo de tempo de um ano. No entanto, caso seu estoque seja composto por produtos perecíveis, você também pode fazer uma análise com um intervalo menor, como mensal, trimestral ou semestral.

Como um software comercial pode ajudar a sua empresa?

Os softwares de gestão comercial podem ajudar o administrador no gerenciamento da operação da empresa. No âmbito do giro de estoque, além de monitorar a entrada e saída de mercadorias armazenadas, esses sistemas também facilitam na criação de relatórios, ajudando a identificar o fluxo e a saída dos produtos de maneira individual.

Voltando ao nosso exemplo da autopeças, essa ferramenta de gestão pode ajudar a identificar quais são os modelos de pneus que mais são vendidos. Com esse dado, o gestor tem mais embasamento para renovar o estoque com base no que é mais demandado pelos seus clientes.

Todas essas informações são importantes para a gestão financeira do negócio e permitem um planejamento organizacional melhor.

Com o suporte de um sistema, o gestor consegue planejar e elaborar uma escala para a produção dos seus itens. Além disso, os sistemas também participam na comunicação direta com o departamento financeiro e escritório de contabilidade. Dessa forma, sempre que uma mercadoria é vendida, pode-se emitir a nota fiscal e realizar a cobrança de maneira muito mais dinâmica.

A tecnologia é uma grande aliada das empresas na gestão do giro de estoque, assim como em outras demandas do dia a dia da organização empresarial. Na Bitis, você encontra soluções inovadoras, desenvolvidas especialmente para atender às necessidades da sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Que tal começar a desenvolver estratégias tecnológicas adequadas às demandas do seu negócio? Acesse o site da Bitis e conheça nossas soluções!

voltar

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin