Terceirização da produção e serviços do seu negócio: vantagens e desvantagens

Postado em 25 de janeiro de 2022

Gestão de estoque

Seja contratando uma agência para cuidar das mídias da empresa ou selecionando profissionais para entregarem seu produto pronto, a terceirização está presente na rotina dos negócios de diferentes portes.

Se antes o serviço de limpeza era bem conhecido como o exemplo clássico de terceirização, hoje serviços como serviços contábeis e administração fazem parte dessa lista

Nas pequenas empresas, é comum terceirizar a entrega de comida e documentos. (motoboy). Por outro lado, outros negócios investem na contratação de empresas especializadas ou autônomas bem como na transferência da publicidade do negócio para uma agência especializada.

Portanto, independente do porte do seu empreendimento, a terceirização pode trazer vantagens e desvantagens. Então, aproveite este artigo para entender melhor sobre o tema!

O que é e como funciona a terceirização?

A terceirização acontece quando uma empresa contrata autônomos ou prestadores de serviços para realizar tarefas que fazem parte da sua rotina empresarial. 

Essas atividades são conhecidas por atividades-meio, já que a parte principal do empreendimento prioritariamente fica por conta do dono da empresa (atividade-fim).

Lembrando que a terceirização tem o apoio da legislação, como é o caso da Lei nº 13.429/2017

Vantagens da terceirização

Menos sobrecarga

Essa é a principal vantagem da terceirização para muitas pessoas, considerando que, ao dividir as tarefas e processos com mais pessoas, consequentemente há uma melhor divisão das atividades, trazendo equilíbrio e foco para o empresário e seu time.   

Economia

Tendo em vista a diminuição do uso e manutenção do espaço físico do estabelecimento, os gastos com estrutura são reduzidos, aumentando assim a expansão do negócio.

Aumento da produtividade

Com menos sobrecarga, os funcionários trabalham melhor devido a aceleração do ritmo de trabalho. Dessa forma, eles produzem mais e, muitas vezes, prestam um serviço de melhor qualidade.

Em muitos casos em que há serviços especializados, o ganho na produção é visível, conforme mostra notícia veiculada no site da Fecomércio.

Desvantagens da terceirização

Planejamento constante

Sem um planejamento adequado, são grandes as chances de os resultados almejados pelo comércio surtirem efeito contrário. Portanto, organize com calma mudanças na estrutura do time de terceirização, já que mudanças  de parceiros exigem tempo para adaptação.

Dependência 

Os terceirizados são pessoas/empresas que ajudam no desenvolvimento do seu negócio. Entretanto, eles são apenas parceiros, ou seja, é seu dever reforçar a autonomia e identidade do seu estabelecimento com esses colaboradores.

Achar o parceiro certo

Essa é a principal desvantagem da terceirização, isso porque achar os parceiros certos demanda paciência, já que eles devem ser comprometidos e eficientes. O “segredo” é fazer uma seleção criteriosa e voltada aos interesses do seu segmento de atuação no mercado.

Conclusão

Pelos exemplos e pontos levantados, podemos entender que a terceirização é uma alternativa para sua empresa crescer, porém essa escolha tem lado positivo e negativo. Portanto, cabe a você, gestor, identificar se vale a pena terceirizar uma parte da sua produção e/ou os serviços.

Uma dica importante é avaliar empresas do mesmo segmento e entender se terceirizar parte da produção ou dos serviços trouxe bons resultados. Com isso, fica mais fácil ter um parâmetro antes de firmar compromisso com terceirizados. Em todo caso, lembre-se que os seus clientes precisam continuar sendo bem atendidos. 

Também não esqueça de utilizar um sistema de gestão comercial como o BITIS para manter o controle financeiro e a autonomia empresarial.

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