4 dicas de liderança para microempresários

Postado em 18 de janeiro de 2022

Inovação e tecnologia

Qualidade bastante comentada no mundo empresarial, a liderança é assunto frequente para qualquer pessoa que almeja o desenvolvimento do seu negócio. 

Afinal, os empresários precisam estar a par dessa característica essencial aos desafios atuais enfrentados pelas empresas.

Embora liderar pareça ter a ver com a personalidade, esse aspecto pode ser treinado e aperfeiçoado. 

Pensando nisso, preparamos 4 dicas de liderança para microempresários, buscando dar um norte de como ser um empresário de sucesso. Acompanhe!

1. Conheça bem a sua empresa

Supomos que a divulgação de um produto teve um resultado inferior ao que estava projetado. Nesse caso, é importante que o gestor sente-se com os responsáveis (vendedores, equipe de marketing etc.) para averiguar o que provocou esse baixo interesse dos clientes.

Com isso, fica mais fácil entender a logística do negócio e o que pode dar certo ou não nas próximas divulgações. 

Agindo assim, seu time te verá como alguém que se preocupa com desenvolvimento dos trabalhos e que está pronto para propor soluções em conjunto, de acordo com a realidade do empreendimento

Afinal, um  líder inteligente deve estar inteirado de cada departamento da sua empresa com o intuito de tomar decisões mais assertivas, levando em conta as consequências de optar por um caminho X ou Y.

2. Esteja aberto ao diálogo

Sem dúvida, aquele chefe tipo ‘durão’ e mal encarado que não escuta ninguém está fora de moda, até porque está mais provado que opiniões construtivas são bem-vindas em qualquer ambiente, pois contribuem para o crescimento coletivo.

Devido a isso, conscientize-se que o diálogo é o melhor caminho para aprender com as diferenças e vencer os problemas do dia a dia empresarial. Opte por receber as pessoas com zelo e respeito.

Desse modo, você mostra que se importa com os ouvintes (no caso, os colaboradores) e que a palavra deles é essencial para o progresso do seu comércio.

3. Ensine pelo exemplo e iniciativa

Já ouviu dizer que as ações ensinam mais que a palavra? Pois bem, se você é microempresário, saiba que isso é também verídico na sua empresa. 

Estamos querendo dizer que atitudes motivam pessoas, principalmente quando elas partem de um líder.

Nesse contexto, é imprescindível que você demonstre para seu time que cumpre os prazos e que sua gestão trabalha em prol de resolver os problemas da empresa. Vendo tal seu compromisso, eles notam sua iniciativa e são motivados a executar boas ações.

4. Cuide das finanças

É necessário ter uma visão humana dentro do negócio, mas sempre lembrando que os números devem ser sempre lembrados e analisados visando a manutenção do empreendimento.

Um líder completo é humano ao mesmo tempo que privilegia o alcance das metas e objetivos financeiros da empresa. Use os números para entender a situação financeira do seu estabelecimento, prever dificuldades e possíveis saídas; nunca use-os como meta final.

Afinal de contas, ser um bom líder significa conseguir alcançar os resultados do negócio, ao passo que a ética profissional e o respeito aos funcionários é mantido em primeiro lugar.

Conclusão

Bem, essas foram as 4 dicas de liderança para microempresários. Esperamos que você possa aplicá-las com sucesso no seu negócio e obtenha os resultados de uma gestão democrática.

Aproveite para continuar no nosso blog e aprenda 6 dicas de como controlar as despesas da sua empresa. Até o próximo post! 

voltar

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin