Fluxo de caixa diário: aprenda a montar o seu e como automatizar

Postado em 16 de fevereiro de 2021

Finanças e vendas

Tempo de leitura: 2 minutos

O controle do fluxo de caixa é fundamental para qualquer organização. Por isso, especialistas em finanças orientam os gestores a padronizar operações e organizar os seus dados, buscando maior eficiência na administração do seu negócio. Mas afinal, o que é fluxo de caixa diário?

O seu conceito é muito simples: ele representa uma gestão focada no controle de todas as entradas e saídas financeiras de uma organização. Assim, fazer um fluxo de caixa significa registrar todas as receitas e despesas que a empresa têm ao longo do dia.

Neste post, você entenderá porque é importante aplicar as boas práticas do controle do fluxo de caixa, além de descobrir como utilizá-lo na sua empresa. Acompanhe!

A importância de manter um controle diário do fluxo de caixa

O controle diário do fluxo de caixa auxilia o gestor na organização e controle das finanças do seu negócio. Além de permitir identificar os valores que entram e saem do caixa, ele também auxilia no diagnóstico da disponibilidade de recursos financeiros.

Assim, a prática de administrar as receitas e despesas, garante maior previsibilidade com relação aos dados econômicos da sua empresa.

Nesse contexto, as finanças organizadas facilitam o dia a dia do negócio, contribuindo na organização do pagamento dos funcionários, das obrigações e até mesmo para o planejamento de investimentos na organização empresarial.

O que você precisa saber para organizar o fluxo de caixa da sua empresa

Para organizar o fluxo de caixa da sua empresa, é fundamental que você saiba quais ferramentas podem ser utilizadas e quais dados são necessários para que seja possível colocá-lo em prática.

Assim, para ter o controle sobre as entradas e saídas financeiras, você pode utilizar as planilhas ou softwares e precisará de informações sobre:

  • saldo inicial diário: é o saldo disponível no caixa no início das atividades;
  • entradas: registro de todos os dados referentes a entrada de recursos financeiros dentro da empresa;
  • saídas: registro de todas as informações relativas à saída de dinheiro do caixa;
  • saldo final diário: total que você tem após a conferência do fechamento de caixa.

Com esses dados registrados ao longo do dia, é possível manter um fluxo de caixa correto e bem estruturado, além de ter informações consistentes sobre o seu negócio.

Controle eficiente do fluxo de caixa: planilha ou software?

Existem duas ferramentas que podem ser utilizadas na operacionalização do fluxo de caixa diário: as planilhas e softwares.

As planilhas, embora ainda sejam utilizadas em empresas de pequeno porte, representam um mecanismo mais rudimentar de controle. Porém, aos poucos, esse método vem sendo substituído por softwares de gestão. Isso porque, esses sistemas, além de aumentarem a segurança de informações, trazem mais agilidade, inteligência e eficiência para as operações.

O Bitis é o sistema ideal para pequenas empresas que buscam uma solução eficaz de sistema de gestão comercial. Além da possibilidade de fazer um acompanhamento do fluxo diário de caixa, ele também traz ferramentas para melhorar o desempenho da gestão administrativa, fiscal e financeira do seu negócio.

Nossa plataforma é fundamental para quem deseja melhorar a organização e qualificar as informações dentro do seu negócio. Com soluções que vão desde a emissão de boletos até a integração de informações com o contador.

Como você pode ver, o acompanhamento diário do fluxo de caixa ajuda tanto no controle dos recursos como também no planejamento de estratégias. Além disso, ainda é possível identificar oportunidades e analisar a saúde da sua empresa.

Gostou deste artigo sobre fluxo de caixa diário? Então aproveite para acessar o site da Bitis e conheça mais sobre o nosso software de gestão.

voltar