Como utilizar as redes sociais para vender mais?

Postado em 11 de agosto de 2020

Finanças e vendas, Inovação e tecnologia

Tempo de leitura: 5 minutos

Nos últimos anos, observamos uma grande transformação na forma em que as pessoas consomem produtos; assim como na relação mantida entre as empresas e os seus clientes. A expansão do marketing digital acrescida da popularização das redes sociais apontam para a ascensão de um movimento de adoção dessas ferramentas na rotina das organizações. Nesse contexto, uma das principais dúvidas dos empresários é como utilizar as redes sociais para vender mais.

Antes de descobrir as técnicas e ferramentas que podem ajudar a sua empresa a vender mais utilizando as redes sociais, é preciso entender o contexto e a importância que elas ocupam no mercado atual.

As redes sociais são plataformas online que reúnem pessoas, formando grupos que interagem entre si. Por meio das conexões, é possível trocar conteúdos, informações e recursos.

Mas qual será a importância da presença digital para uma marca? Quais são os primeiros passos para começar a se relacionar com os seus clientes? Como é possível vender usando as mídias digitais? Continue a leitura deste conteúdo para descobrir as respostas!

Conheça a importância da presença digital

Como mencionamos, antes de entender como utilizar as redes sociais para vender mais, é importante contextualizar o momento em que estamos vivendo e a importância da presença digital nesse contexto.

Para isso, vamos começar como uma autoavaliação: você consegue se lembrar como era a sua rotina e hábitos há dez anos? Você usava redes sociais? Como você comprava produtos e comparava preços? Você usava aplicativos de transporte para ir ao trabalho ou para pedir entrega de comida?

Agora, imagine como é a sua rotina atualmente. É provável que você não saia de casa sem o seu celular. Ao longo do dia, você utiliza redes sociais, como WhatsApp, Instagram, Facebook e LinkedIn. Ao fazer compras, a prática de pesquisar e comparar os preços na Internet deve fazer parte da sua rotina, além de compras em lojas online.

Basta uma breve análise para perceber que o hábito de muitas pessoas mudaram nos últimos anos. Todas essas mudanças estão diretamente relacionadas ao avanço da tecnologia. A evolução da Internet e das redes sociais, somada ao surgimento dos smartphones, transformaram a forma como as pessoas se relacionam entre si e com o consumo de produtos e serviços.

Há dez anos, é provável que o celular não fosse uma ferramenta tão indispensável na sua vida. Hoje, entretanto, é praticamente impossível viver sem um.

Se você é empresário, independentemente do porte do seu negócio ou da área de atuação, provavelmente já notou que o seu mercado também foi afetado pelas mudanças tecnológicas. Hoje, praticamente todas as empresas estão presentes em alguma rede social e, caso não estejam, certamente estão perdendo espaço para a sua concorrência.

Independentemente da idade, profissão ou hábitos, milhões de pessoas estão reunidas nas redes sociais. É por isso que a sua empresa também precisa estar lá. Afinal, para vender, você precisa estar presente na vida do seu consumidor.

Inicie a estratégia de comunicação digital

A presença digital pode ser conceituada como a maneira que a empresa atua em uma plataforma digital, expondo a sua marca em um site próprio e em outros canais, como redes sociais. É por meio de uma estratégia de comunicação digital que o empresário vai definir como a sua marca é percebida pelos clientes na Internet.

Quando o assunto é utilizar redes sociais para vender mais, o primeiro passo que deve ser dado pela empresa é o planejamento. É necessário ter clareza dos objetivos que você quer alcançar.

Nessa etapa, você vai delimitar o público que deseja atingir, definir as redes sociais que serão utilizadas, o conteúdo que será compartilhado e as ferramentas que serão utilizadas para planejar, gerir e se comunicar com o seu público nas plataformas de comunicação online. Por isso, comece delimitando os seus objetivos:

  • Você quer divulgar a sua marca?
  • Quer criar um canal de comunicação com os seus clientes?
  • Pretende educar o seu público por meio da divulgação de conteúdo?
  • Quer aumentar as suas vendas?

De forma geral, o recomendado é que você escolha apenas um objetivo para ser foco da empresa. Com base nele, você vai avaliar o mercado, o comportamento da concorrência, as necessidades e os hábitos do seu público, bem como as ações que devem ser tomadas para alcançar o objetivo traçado.

Utilize as redes sociais na empresa

Como mencionamos, na etapa de planejamento você vai definir como as suas redes sociais serão utilizadas. Algumas empresas optam por compartilhar conteúdo relevante e oferecer atendimento ao cliente, e deixam o foco no aumento das vendas em segundo plano.

A destinação que será dada às suas redes sociais e a forma como você vai se relacionar com o público dependem principalmente do cenário no qual a sua empresa está inserida. É por isso que a análise da concorrência é tão importante.

Ao analisar a concorrência você entenderá o comportamento dos seus competidores e a forma como eles se posicionam diante do mercado. Para aumentar a visibilidade da sua marca, é imprescindível oferecer algo diferente daquilo que já está sendo entregue no mercado.

Aumente as vendas por meio das redes sociais

Agora que você entendeu a importância da presença digital e do planejamento como passos iniciais para dar início à sua jornada, selecionamos algumas dicas que vão ajudar o seu negócio a vender mais por meio das redes sociais. Confira!

Conheça o seu público

A primeira dica e, talvez, uma das mais importantes, é conhecer o seu público. Para saber como se comunicar com o consumidor você deve entender o seu comportamento, linguagem e necessidades. Ter acesso a tais informações ajudará na construção da sua rede social e no planejamento do conteúdo a ser compartilhado.

Publique conteúdos relevantes

Para que a rede social da sua empresa seja visitada é importante compartilhar conteúdos relevantes. Isso significa que, além de focar em anúncios dos seus produtos ou serviços, também é necessário fornecer informações relevantes e contribuir para educar os seus seguidores.

Mantenha uma frequência de publicações

Um dos grandes erros de quem faz a gestão de mídias sociais em micro e pequenas empresas está na falta de planejamento de publicações. É imprescindível estabelecer um calendário de publicações, mantendo recorrência no compartilhamento de conteúdos.

Faça uma gestão adequada das mídias sociais

Além do planejamento e do calendário das publicações, lembre-se de avaliar os resultados. Com isso, você terá condições de identificar se o seu objetivo está sendo alcançado ou se é necessário rever o seu plano de comunicação.

Interaja com o seu público

A interação com o público é outra dica importante. É preciso estar presente para interagir com as pessoas que comentam nas postagens. Aproveite a oportunidade para estreitar o relacionamento com os seus seguidores.

Use o marketplace oferecido pelas redes sociais

Redes sociais, como o Facebook e o Instagram, oferecem plataformas específicas de marketplace/shopping. Para as empresas que não têm plataforma de venda própria, esses recursos podem ser uma excelente opção para comercialização de produtos e serviços.

Padronize suas postagens

Padronize suas postagens investindo em uma identidade única. Para isso, defina qual será o tom de voz e estilo de linguagem adotado pela sua marca para conversar com o público. Além disso, aposte em uma identidade visual mantendo cores e padrões gráficos que caracterizam sua marca.

Conteúdos visuais de qualidade são essenciais para chamar a atenção e transmitir credibilidade. Você pode utilizar os bancos de imagens e ferramentas com figuras próprias que permitem adicionar seu logo. Existem diversas opções gratuitas que podem ser úteis para micro e pequenos empresários, na criação e formatação dos seus conteúdos.

Como você notou, as redes sociais são uma ótima opção para as empresas que desejam aumentar suas vendas e melhorar o posicionamento da marca. Com um planejamento adequado e a adoção de boas práticas, é possível ampliar a carteira de clientes e oportunizar o crescimento do seu negócio.

Você gostou de aprender sobre como utilizar as redes sociais para vender mais? Então, aproveite e acesse o site da Bitis para conhecer outras formas efetivas de gerenciar o seu negócio.

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