Redução de despesas: 6 itens em que sua empresa pode economizar

Postado em 19 de janeiro de 2021

Finanças e vendas

Tempo de leitura: 3 minutos

A redução de despesas é importante e está muito difundida em empresas conscientes de que é possível poupar gastos e ter melhores resultados com ações simples e contínuas.

Por melhor que seja o desempenho e a rentabilidade da empresa, é necessário se preparar para qualquer situação e, por isso, é fundamental ter conhecimento de todas as despesas organizacionais.

Continue a leitura e entenda o que são despesas e quais itens são possíveis controlar para ter uma redução de gastos!

O conceito de despesas

Todos os valores que estão relacionados à administração e manutenção da empresa são considerados despesas. Ou seja, são todas as quantias destinadas às compras de itens ou serviços necessários para a empresa e pagamento de contas, por exemplo.

A importância da redução de despesas 

As despesas impactam diretamente nos resultados organizacionais e, por isso, é fundamental ter um controle e gerenciamento adequado. Em todas as empresas, sejam elas pequenas ou com grande capacidade de lucro, o seu acompanhamento é primordial na manutenção do equilíbrio entre receita e despesa.

O planejamento e a prevenção são os grandes aliados de uma boa gestão e devem ser instaurados o quanto antes para reduzir as despesas de maneira consistente, garantindo o bom andamento das atividades da empresa.

Para isso, é preciso conscientizar todas as pessoas que trabalham na empresa, desde os colaboradores até os proprietários, sobre a importância de utilizar somente o que for realmente necessário.

6 dicas para a redução de despesas na sua empresa

Alguns elementos são passíveis de análise em relação ao custo que geram. Por isso, trouxemos 6 formas de economizar. Confira a seguir!

1. Telefone e Internet

A Internet ganhou o espaço da telefonia, pois a comunicação interna pode ser feita totalmente online, por chat, e-mail, videoconferência e aplicativos de mensagens. Entretanto, para algumas empresas, é imprescindível fazer contato com clientes e fornecedores por telefone.

Empresas com filiais ou negócios em outras cidades e estados devem encontrar meios de minimizar os gastos com telefonia e Internet.

A contratação de planos mais econômicos que incluam os dois serviços e benefícios para ligações interurbanas, por exemplo, pode ajudar na redução dessas despesas.

2. Energia elétrica

Em empresas, é comum ver luzes acesas, computadores ligados e ar-condicionado funcionando sem que ninguém esteja utilizando.

Uma boa maneira de reduzir essas despesas é conscientizar e estimular a prática de deixar luzes e aparelhos ligados apenas quando houver necessidade de uso.

Também é possível substituir todas as lâmpadas fluorescentes por LED, as quais são mais econômicas e têm uma média de duração cinco vezes maior.

3. Copos descartáveis

Como esse utensílio sempre fica disponível para uso, a sua utilização demanda um grande monitoramento para garantir o melhor aproveitamento possível.

Uma solução prática e eficiente para diminuir essa despesa e colaborar com o meio ambiente é incentivar o uso de canecas, copos e garrafas próprias.

Com uma ação criativa, a empresa pode fornecê-los aos colaboradores e personalizar as peças para fortalecer a marca; mesmo com o investimento, o custo-benefício pode ser bem satisfatório.

4. Gerenciamento de estoque

Muitas empresas buscam pela alta rotatividade nos estoques, mas, para isso é necessário um bom planejamento e controle, pois as vendas ocorrem de maneiras distintas para cada mercadoria.

Para isso, analise quais produtos têm menores giros, diminua a produção ou compra e estude a possibilidade de fazer promoções e descontos para movimentar o estoque. 

5. Papéis e impressões

Embora esses itens estejam caindo em desuso, há pessoas que ainda acreditam que o papel garante uma maior comprovação.

Há ocasiões em que realmente é necessário ter uma versão impressa de um documento, mas para outras situações, vale a pena considerar a implementação da digitalização, sendo possível compartilhá-lo com todos os envolvidos da empresa, sendo eles internos ou externos.

Além de desenvolver a consciência ambiental nos colaboradores, a redução de impressões prepara as pessoas para a movimentação online de informações e eliminação de um grande volume de papéis.

6. Método para análise das contas (manual x automatizado)

A análise manual das contas exige tempo e muita concentração para que seja feita corretamente. Porém, com um bom sistema, os gastos excedentes e desperdícios podem ser melhores monitorados e até mesmo evitados diante da possibilidade de comparar e prevenir as despesas.

O Bitis é o sistema de gestão comercial ideal para quem deseja gerir de forma eficiente e potencializar seus resultados, incluindo a redução de despesas.

Nossa plataforma é focada em atender as necessidades de micro e pequenas empresas, centralizando as informações para melhorar a gestão de departamentos como vendas, estoque e financeiro.

Se você deseja contar com uma solução inteligente e eficaz, conheça nossos planos e funcionalidades e saiba como podemos ajudar sua empresa a ter resultados sempre melhores!

voltar