Shadowban no Instagram: 6 maneiras simples de evitá-lo

Postado em 20 de outubro de 2020

Inovação e tecnologia

Tempo de leitura: 3 minutos

As redes sociais podem ser usadas como ótimas ferramentas para captação de clientes na sua empresa. Independentemente do porte ou ramo de atuação, elas são eficientes quando utilizadas ​​de forma estratégica. 

Nesse contexto, o empresário deve conhecer as boas práticas de marketing de conteúdo para, assim, evitar situações indesejadas, como o temido shadowban.

Por isso, neste post, vamos ajudar você a entender como evitar o shadowban, minimizando o risco de que isso aconteça e garantindo o melhor desempenho da página da sua empresa no Instagram. Confira!

O que é shadowban?

O shadowban, que em tradução livre significa “banimento fantasma”, é uma prática utilizada pelo Instagram com o objetivo de reduzir o desempenho de postagens em uma determinada conta. Na prática, isso acontece com a redução do alcance, comentários e visualizações nos posts e stories.

Isso significa que as pessoas não conseguem ver as suas postagens prioritariamente por um determinado período, que termina apenas quando a plataforma encerrar o shadowban.

Como evitar o shadowban?

O shadowban não fará com que os seguidores deixem de ter acesso aos seus posts, porém, eles param de visualizá-los como prioridade. Essa situação prejudica qualquer estratégia de redes sociais, já que reduz o alcance das suas postagens. Para evitá-lo, confira as 6 dicas que preparamos!

1. Tenha atenção às boas práticas de posts com hashtags

O primeiro cuidado que deve ser tomado diz respeito ao uso das hashtags. Por isso, você deve adotar as seguintes boas práticas no Instagram:

  • não use hashtags com termos indevidos e proibidos — acompanhe uma lista atualizada com as hashtags proibidas. Vale destacar que essa lista é atualizada periodicamente, por isso, é importante acompanhá-la.
  • não exagere no número de hashtags utilizadas — é comum querer utilizar muitas opções para aumentar o alcance, entretanto, o número ideal gira em torno de seis hashtags.

O segredo é focar em desenvolver um conteúdo de qualidade usando hashtags mais específicas, que efetivamente possam contribuir para a sua estratégia.

2. Tenha cuidado com o uso de automação

Outro aspecto importante e que deve ser considerado de modo a evitar o shadowban é o uso de sistemas de automação. Existem serviços no mercado que prometem conseguir mais seguidores e interagir com posts do seu público de forma automática. 

Essas práticas são proibidas pela plataforma, por isso, ao utilizar esse tipo de ferramenta, você corre o risco de sofrer um bloqueio temporário.

Por esses motivos, você deve:

  • investir um tempo do seu dia interagindo com pessoas e administrando o perfil;
  • não terceirizar essa função para um sistema de automação, pois você pode perder o alcance da sua conta;
  • contratar uma empresa ou profissional que atue no segmento de gestão de mídias sociais.

3. Cuidado com o excesso de interações

Outro ponto de atenção diz respeito às interações. Você deve curtir e comentar postagens do seu público, mas com moderação.

Mesmo que o trabalho seja feito por você, sem o uso de sistemas de automação, quando você repete muitas vezes a mesma ação, o Instagram pode achar que ela está sendo feita por um sistema automatizado.

Desta forma, a dica é: cuidado ao curtir muitos posts ou comentar muitas vezes na mesma publicação.

4. Tenha atenção ao conteúdo compartilhado

Outro aspecto importante no qual o empresário deve estar atento na gestão das suas mídias sociais é a respeito do conteúdo compartilhado.

Não publique conteúdo explícito, em tom de voz violenta, que possa gerar má interpretação ou que eventualmente ofenda os demais usuários. Se a sua postagem for denunciada, seu perfil é banido de forma automática pela plataforma e precisa esperar um determinado tempo para voltar a utilizar.

5. Tenha cuidado na hora de dar um unfollow

Como já mencionamos, o excesso de ações dentro da sua conta (curtidas e comentários) pode ser interpretada como uma automação.

Essa regra também vale quando você decide deixar de seguir muitas pessoas. Por isso, caso queira deixar de seguir alguns perfis, o ideal é que você não deixe de seguir muitos perfis de uma só vez, vá fazendo isso aos poucos a fim de garantir que a sua conta não seja bloqueada.

6. Mantenha sua conta sempre ativa

Outra dica essencial e muito simples é manter a sua conta sempre ativa. Quando uma conta não é alimentada por um determinado período, o Instagram entende que ela não está movimentando a rede social e não tem relevância.

Por isso, mantenha uma frequência de postagens, interaja sempre e adote as boas práticas que apresentamos no decorrer deste artigo.

O shadowban não precisa ser motivo de preocupação. Tomando cuidado com a forma como você se porta e mantendo uma atuação transparente, alinhada com os termos e condições de uso do Instagram, você tem muito a ganhar.

Gostou deste artigo sobre shadowban? Então, aproveite para se cadastrar em nossa newsletter para receber outras dicas!

voltar