Sistema comercial: o que é, funcionalidades e benefícios

Tempo de leitura: 2 minutos

Nos últimos anos, os sistemas comerciais têm ganhado espaço no planejamento dos negócios. A evolução da tecnologia, proporcionou novas soluções que atendem empresas de diferentes segmentos.

Muitos setores de uma empresa podem se beneficiar do uso do sistema comercial, já que ele é uma ferramenta de trabalho que contribui para a organização, gerenciamento e otimização das tarefas, além da rotina de trabalho como um todo.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é, como funciona e quais são os benefícios que um sistema comercial pode trazer para a sua empresa. Confira!

O que é um sistema comercial?

Um sistema comercial é um software utilizado por empresas para o gerenciamento e controle das atividades.

A popularização da Internet contribuiu de forma significativa para a evolução desse tipo de sistema que, em grande parte, deixou de ser instalado diretamente em máquinas e começou a ser utilizado na chamada “nuvem”.

Com um sistema comercial as empresas conseguem fazer uma melhor administração das suas operações e tarefas, favorecendo o desempenho do negócio e contribuindo para o aumento de sua competitividade.

Sistemas online — que funcionam na nuvem — são a grande tendência do momento. Eles são versáteis e facilitam a rotina do empresário, que consegue acessar os dados da sua empresa por meio do software, independentemente do local onde esteja, pode de qualquer dispositivo com acesso à Internet.

Quais são as suas principais funcionalidades?

De forma geral, um bom sistema comercial para micro e pequenas empresas oferece funcionalidades que auxiliam na gestão financeira, administrativa, de estoque e fiscal do negócio. Tudo isso reunido em uma única plataforma, que pode ser acessada de qualquer lugar, a qualquer hora do dia.

Confira a seguir quais são as principais funcionalidades que você deve considerar ao escolher um sistema comercial para a sua empresa:

  • nota fiscal do consumidor eletrônica;
  • manifesto de documento fiscal eletrônico;
  • emissão de boletos;
  • envio automático de documentos fiscais ao contador;
  • controle de vendas;
  • controle de estoques;
  • controle financeiro;
  • emissão de relatórios.

Por meio da automação de tarefas, o empresário tem condições de gerir o negócio com mais eficácia. Além disso, um bom sistema comercial traz relatórios e gráficos que possibilitam uma visão sólida e clara das informações necessárias para a tomada decisões.

Quais são os benefícios de usar esse tipo de sistema?

Na prática, um sistema comercial tem a função de desempenhar tarefas importantes na rotina de trabalho, armazenando e atualizando informações de acordo com os dados inseridos pelos usuários. Isso se traduz em diversos benefícios para o seu negócio, como:

  • eficiência na tomada de decisões;
  • segurança das informações;
  • otimização de tarefas manuais;
  • economia de tempo com tarefas repetitivas;
  • acesso às informações sobre o negócio;
  • aumento da produtividade;
  • aumento do potencial de crescimento da empresa;
  • gestão efetiva da empresa por meio do acesso a dados.

O grande benefício do uso do sistema comercial é a maneira como ele simplifica as tarefas. Isso se traduz em maior eficiência, ganho de tempo e produtividade. Consequentemente, os funcionários poderão atuar em atividades mais estratégicas do negócio.

Hoje, micro e pequenos empresários também podem investir nesse tipo de solução, por meio da adoção de um sistema comercial. Com tecnologia, você ganha em eficiência e produtividade, contribuindo para o crescimento e aumento da competitividade diante dos concorrentes.

Antes de contratar um sistema, lembre-se de avaliar as particularidades do seu negócio e as necessidades específicas da sua operação. Busque empresas sérias que ofereçam, além do sistema, um suporte técnico qualificado.

Teve interesse pelo assunto e quer saber mais sobre sistema comercial? Então, acesse o site da Bitis e conheça as nossas soluções para micro e pequenos empresários.

voltar