A importância da transformação digital no mundo dos negócios

Postado em 28 de agosto de 2020

Inovação e tecnologia

Tempo de leitura: 3 minutos

A transformação digital é um fenômeno global que já faz parte de todos os setores do mercado — inclusive das micro e pequenas empresas. As mudanças nas atividades e rotinas dos negócios estão diretamente relacionadas ao uso de tecnologias no dia a dia de trabalho.

Novas ferramentas, serviços inovadores e oportunidades de melhoria no desempenho das tarefas internas são apenas alguns exemplos de mudanças vinculadas à transformação digital, que têm contribuído para o desenvolvimento dos pequenos negócios.

É claro que a transformação digital é responsável por mudanças em todos os setores e mercados, implicando na simplificação e qualificação da operação da empresa.

Neste artigo, vamos contextualizar essas mudanças no âmbito das micro e pequenas empresas, além de explicar o conceito de transformação digital e os motivos pelos quais a sua empresa deve migrar a gestão para o ambiente digital.

Além de entender melhor o conceito, mostraremos o impacto que a transformação digital causa nas empresas; como lidar e implementar as mudanças; bem como os benefícios práticos que elas trazem para o negócio. Confira!

Transformação digital: o momento em que vivemos 

Nos últimos anos, as mudanças voltadas ao mercado digital foram gigantescas. O crescimento contínuo e a popularização do uso de smartphones é um exemplo. Além disso, o surgimento de aplicativos de logística e transporte, tele-entrega de comida e bancos digitais apontam para uma mudança no comportamento social, que se traduz também na forma como as empresas desenvolvem as suas atividades.

Cada dia percebemos que o ambiente tem se tornado mais favorável para o digital, até a própria legislação trabalhista brasileira, em 2017, regulamentou o trabalho remoto, também conhecido como home office.

Para que uma empresa consiga se manter ativa no mercado e participar dessas mudanças, é imprescindível que ela invista em soluções tecnológicas dentro do seu negócio.

Atualmente, vivemos um momento delicado e as empresas estão diante de uma clara demonstração da importância que a transformação digital tem em seus negócios. No contexto atual, as empresas com tecnologias e soluções de gestão integradas saíram à frente daquelas que ainda não implementaram nenhum tipo de ferramenta específica em seu negócio.

A necessidade de trabalho em regime home office demanda uma readequação por parte das micro e pequenas empresas, já que muitas não têm as ferramentas certas para desenvolver suas atividades em regime de trabalho à distância. É importante destacar que, quem não consegue exercer suas atividades fora do espaço físico do negócio perde espaço para a concorrência.

Pequenas empresas: como lidar com essa transformação

Essa é uma das dúvidas mais comuns dos empresários e gestores das micro e pequenas empresas. Existe uma crença de que a transformação digital só é possível em grandes empresas e corporações, mas esse tipo de pensamento é ultrapassado, já que a mudança para o digital se espalhou por todo o mercado, havendo soluções disponíveis para empresas de diferentes tamanhos e segmentos.

Mas então, como lidar com essa transformação?

Seguindo algumas dicas simples e práticas você pode começar a estruturar e implementar soluções dentro da sua empresa, como:

  • repense o seu modelo de negócio: entenda o mercado e a concorrência, e veja de que forma a sua empresa pode remodelar serviços ou produtos;
  • reestruture a sua operação: busque automatizar tarefas e adaptar atividades à uma rotina de gestão baseada no uso da tecnologia;
  • estude as alternativas de soluções e sistemas de gestão integrada: entenda de que maneira um sistema de gestão pode ser adaptado às suas atividades;
  • use a tecnologia a seu favor: invista em sistemas de gerenciamento online que auxiliem na gestão administrativa, financeira e fiscal da empresa. O mercado oferece soluções específicas para micro e pequenas empresas que, entre outros benefícios, permitem o gerenciamento do negócio, a automação de tarefas operacionais e a emissão de relatórios.

O Bitis é um sistema de gerenciamento online que tem todas as ferramentas essenciais para uma empresa que está começando a implementar uma transformação digital em seu negócio e quer melhorar as operações, automatizando tarefas, melhorando a gestão do tempo e qualificando as atividades operacionais.

Transformação digital: benefícios para os pequenos negócios

Quando falamos em benefícios para os pequenos negócios, poderíamos elencar dezenas de vantagens associadas à transformação digital nesse âmbito. Entretanto, vamos nos limitar apenas às principais, para que você perceba o quão relevante esse assunto é no contexto da gestão, competitividade e desenvolvimento da sua empresa:

  • a transformação digital atua diretamente no desempenho competitivo, já que empresas que usam tecnologia se destacam da sua concorrência;
  • a partir da implementação do digital, a empresa passa a ter uma operação mais enxutos, o que implica em uma gestão do tempo mais eficaz;
  • há redução nos erros associados principalmente às atividades repetitivas e que passam a ser automatizadas;
  • há melhoria na qualidade do trabalho desenvolvido pela empresa, que direciona seus esforços para tarefas mais estratégicas e menos operacionais;
  • há qualificação no método de tomada de decisões, que se baseia em informações geradas por sistemas e dados concretos sobre o negócio.

Como você viu, a transformação digital é um assunto urgente e que merece atenção dos gestores de micro e pequenos negócios.

Para ver a sua empresa crescer, é imprescindível ter atenção ao mercado e às demandas do seu setor. Com o apoio da tecnologia, tudo se torna mais rápido, simplificado, eficiente e seguro.

Você quer aplicar a transformação digital no seu negócio? Acesse o site da Bitis, converse com um dos nossos especialistas e conheça nossas soluções de gestão!

voltar